Publicado em: 18/11/2021 - Última modificação: 26/11/2021 - 17:26

Departamento de Proteção e Bem Estar Animal realiza cadastro de Protetores Independentes

OPORTUNIDADE - Protetores independentes poderão participar do programa de castração social

Além do serviço de castração gratuita de animais domésticos, a Prefeitura de Itanhaém, por meio do departamento de Proteção e Bem Estar Animal, vinculado à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, está realizando o cadastro dos protetores independentes de animais domésticos. O cadastramento poderá ser feito pelo site oficial da Prefeitura, neste link.

A ação objetiva organizar e sistematizar as formas de prestação dos serviços oferecidos pelo município, e principalmente, instituir fidedignidade ao cadastro de protetores independentes. Depois de efetivado o cadastro, os protetores independentes poderão participar do programa social de castração de animais domésticos.

O Protetor Independente é um cidadão engajado, altruísta, que sente compaixão pelos animais e defende uma sociedade mais justa. É pessoa física, que resgata cães e/ou gatos abandonados ou em situação de risco, dando assistência necessária e encaminhando para adoção responsável ou devolvendo-os à comunidade em que vivem.

“O cadastro municipal do protetor independente, além de ser um instrumento importante de planejamento das ações, também é um reconhecimento do Poder Público àquelas pessoas que por amor dedicam suas vidas ao bem estar e proteção animal. Com a união de forças entre o poder público e os protetores independentes certamente avançaremos ainda mais nas políticas públicas de proteção e bem estar animal”, afirmou o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, César Augusto de Souza Ferreira.

Castrar o animal doméstico é uma decisão muito importante, não apenas para quem tem um cãozinho ou gato em casa, mas para todos que amam os animais e sofrem ao ver as inúmeras dificuldades pelas quais passam os animais abandonados.

Atualmente existe uma grande preocupação com o controle populacional de cães e gatos, e a castração é uma das formas de evitar que animais (principalmente filhotes) sejam abandonados diariamente nas ruas.

Para dúvidas, ou maiores informações, basta entrar em contato com o departamento de Proteção Animal, pelo telefone (13) 3427 8533.