Publicado em: 29/11/2021 - Última modificação: 06/12/2021 - 16:20

90 guarda-vidas reforçam o trabalho nas praias na temporada de verão

REFORÇO - Os novos guarda-vidas temporários passaram por um amplo programa de capacitação e já estão aptos para garantir a segurança de munícipes e turistas nas praias da cidade

Foi realizada na última sexta-feira (26), a cerimônia de conclusão do curso dos 90 guarda-vidas temporários que passaram por um amplo programa de capacitação e já estão aptos para garantir a segurança de munícipes e turistas nas praias da cidade. O evento aconteceu no 4º SGBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimos/ Guarda – Vidas), no Cibratel II.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Participaram da solenidade, o prefeito Tiago Cervantes; o secretário de Trânsito e Segurança, Milton Campos; o presidente da Câmara Municipal, Silvio César de Oliveira, o Capitão Gazola do GBMar Itanhaém, e ainda, os mascotes do PBGV Amarelo e Glauco.

“Este é um trabalho essencial para que moradores e turistas aproveitem as nossas praias com mais segurança. Sei que todos se esforçaram muito e estão preparados não apenas para atuar nos salvamentos na água, mas também na orientação ao usuário das praias com relação às condições do mar, o cuidado com a profundidade, a correnteza e a limpeza das praias”, afirmou o prefeito Cervantes.

Até a segunda semana de dezembro, 90 guarda-vidas temporários, sendo 50 contratados pelo processo seletivo do Estado e 40 da Prefeitura de Itanhaém, se mobilizam para a Operação Verão 2021-2022, que iniciou no dia 27 de novembro, com 50% dos profissionais em diferentes praias da Cidade. A outra metade reforçará os trabalhos a partir do dia 17 de dezembro. Os temporários encerram as atividades em dois períodos: 16 de março (Prefeitura) e 31 do mesmo mês (Estado).

Os contratados da Prefeitura de Itanhaém, que terão jornada de trabalho de 40 horas semanais, passaram por treinamento preparatório, com aulas de técnicas de recuperação de afogamento, educação física, meteorologia e oceanografia. Antes, os candidatos tiveram que passar por processo seletivo composto por provas práticas (natação e resistência física) e teóricas (dissertativa e múltipla escolha).