Publicado em: 11/01/2022 - Última modificação: 11/01/2022 - 21:03

Descarte correto de pilhas e baterias é essencial para o Meio Ambiente

CONSCIENTIZAÇÃO - Os materiais corretamente descartados pós-consumo podem ser reciclados e reutilizados

Você sabia que o descarte irregular de pilhas e baterias causam sérios problemas de saúde às pessoas e aos animais? Diante disso, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente criou o projeto Pilhação, que objetiva estimular a logística reversa com a instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Esses pontos são as Escolas Municipais cadastradas no projeto, os quatro Ecopontos do município e o Centro de Pesquisa e Educação Ambiental (CEA), localizado na Rua Dom Sebastião Leme, 195, no Ivoty. A coleta desses materiais funciona toda quarta-feira, das 8 às 12 horas.

As pilhas e baterias possuem substâncias químicas bastante tóxicas, que, em contato com a natureza, podem contaminar rios, córregos, solo e o lençol freático. Após o recebimento dos objetos nos PEVs, o material é destinado de forma adequada, visando minimizar o impacto causado ao meio ambiente.

Os PEVs ajudam a instituir a logística reversa, já que seu principal objetivo é viabilizar o descarte correto dos materiais pós-consumo, que podem ser reciclados, reutilizados ou ainda, passar por algum tipo de tratamento que possibilite um descarte não nocivo ao meio ambiente.