Publicado em: 15/01/2022 - Última modificação: 17/01/2022 - 09:14

Vacinação infantil contra a COVID-19 inicia na segunda-feira (17)

IMUNIZAÇÃO - A partir da segunda, também será disponibilizado o link para o agendamento da vacinação no site da Prefeitura

A vacinação infantil, de 5 a 11 anos terá início na próxima segunda-feira (17). A Secretaria de Saúde informa que a princípio serão imunizadas crianças com comorbidades, conforme orientação técnica do Estado.

Neste sábado (15), a previsão é que o município receba cerca de 620 doses, a serem utilizadas na primeira semana. Os trabalhos serão iniciados na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), a partir das 10 horas, para as crianças que são atendidas na entidade, localizada na Rua Ana Maria Martins Rivera, 10, no Belas Artes.

O agendamento para a vacinação de crianças com algum tipo de comorbidade pode ser realizado NESTE LINK.

O atendimento das crianças com comorbidades será realizado durante a semana nas USFs (Unidades de Saúde da Família) nos bairros e aos sábados no Posto Volante de Vacinação, no Turismo, rua Aécio Mennucci, 281, no centro.

Cronograma Estadual • Nesta primeira etapa da campanha de vacinação infantil, o Plano Estadual de Imunização recomenda que as Prefeituras priorizem crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas. A estimativa é que mil menores nestas condições sejam vacinados de forma prioritária. No total, a Vigilância Epidemiológica estima que Itanhaém tenha 14 mil crianças entre 5 e 11 anos. Segunda Sandra Gomes, responsável pelo setor, “assim como fizemos com os adultos, o agendamento visa facilitar o trabalho para a aplicação da 1ª dose infantil”, comenta.

A lista das comorbidades é definida pelo Ministério da Saúde. Pais e responsáveis precisam apresentar nos postos de vacinação comprovantes como exames ou qualquer prescrição médica. Os cadastros já existentes nas Unidades Básicas de Saúde também poderão ser utilizados para a vacinação.

O Governo de São Paulo também recomenda o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br para a campanha infantil. O preenchimento do formulário digital é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos postos, evitando filas e aglomerações.

Para cadastrar os filhos, pais e responsáveis devem acessar o site, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário. Se o processo não puder ser feito pela internet, os pais não precisam se preocupar, pois o cadastro completo poderá ser feito presencialmente nas unidades de vacinação.

Lista de comorbidades do Ministério da Saúde

•Insuficiência cardíaca

•Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar

•Cardiopatia hipertensiva