Publicado em: 09/02/2022 - Última modificação: 16/02/2022 - 16:47

Cursos do Programa Via Rápida estão com inscrições abertas em Itanhaém

CAPACITAÇÃO - Estão sendo oferecidos cursos para: assistente de Recursos Humanos, Balconista de Farmácia, almoxarife e estoque e almoxarife de obras

A Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho está com as inscrições abertas para os cursos gratuitos do Programa Via Rápida Emprego – Qualificação Profissional Gratuita, que acontece em parceria com o Governo do Estado. Estão sendo oferecidos cursos para: assistente de Recursos Humanos, Balconista de Farmácia, almoxarife e estoque e almoxarife de obras.

As inscrições para os cursos remotos podem ser realizadas por meio do hotsite do Programa Municipal de Formação e Especialização (PROFORME), neste link. Os cursos terão duração a partir de 60 horas/aula e serão ministrados 100% online.

Para se inscrever, os interessados deverão ter idade mínima de 16 anos, serem alfabetizados e domiciliados no Estado de São Paulo. Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência. A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por e-mail. Para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas.

O Via Rápida oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens e adultos em busca de melhores oportunidades de emprego e geração de renda. Os cursos são oferecidos de acordo com o mercado de trabalho de cada região em parceria com os municípios, por meio do Centro Paula Souza e Senac.

“Os cursos oferecidos contemplam áreas importantes e conectadas com as reais necessidades do mercado de trabalho em nossa cidade. A qualificação profissional permitirá que nossa população esteja preparada para as grandes possibilidades que estão por vir em Itanhaém”, afirmou o secretário de Relações do Trabalho, Eliseu Braga Chagas.

De acordo com a gestora de Ações Governamentais da Secretaria de Relações do Trabalho, Cintia Depieri, as ações da Administração Municipal visam atrair novas oportunidades aos munícipes. “Nosso trabalho esta sendo voltado para atrair parcerias com o Estado e a iniciativa privada. Temos como objetivo  oferecer cada vez mais programas de qualificação que realmente possam fazer a diferença no preparo e inserção no mercado de trabalho dos nossos munícipes”, afirmou.

Bolsa-auxílio

As capacitações terão auxílio de bolsa única no valor de R$ 210 para ajudar em suas despesas durante a realização do curso. O auxílio será disponibilizado aos alunos que cumpram os requisitos e estejam frequentes após 10 dias de aula. O pagamento será feito por meio de código bancário, que o estudante usará para sacar em caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da Rede 24 horas.

Para receber a bolsa-auxílio, além de ser desempregado e estar frequente no curso, o estudante não pode estar recebendo seguro-desemprego ou outros auxílio.

Conheça um pouco mais sobre os cursos disponíveis:

1 – Assistente de Recursos Humanos

Sobre o curso

Capacita o aluno para executar serviços de apoio nas áreas de recursos humanos.

Você vai aprender

Rotinas de admissão e desligamento; arquivos do departamento de pessoal; contrato de trabalho e cadastramento no PIS; FGTS; tabela de descontos e horas extras; contribuição sindical e ao PIS; vale-transporte; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; verbas rescisórias, seguro-desemprego; fiscalização do trabalho e da previdência.

2 – Balconista de Farmácia

Sobre o curso

Capacita o aluno para auxiliar na organização da farmácia, no controle de estoque e armazenamento de medicamentos, trabalhando sob a supervisão do profissional farmacêutico.

Você vai aprender

Ética profissional; segurança do trabalho; organização e higiene em farmácias; produtos farmacêuticos; noções de técnicas de vendas; atendimento ao cliente; introdução aos termos farmacológicos; biossegurança; interpretar e preencher receitas; aplicativos específicos.

3 – Almoxarife e Estoque

Sobre o curso

Capacita o aluno para recepcionar, conferir e armazenar produtos e materiais em almoxarifados, lançar entradas e saídas e controlar os estoques, distribuir produtos e materiais a serem expedidos e organizar o almoxarifado.

Você vai aprender

Layout do espaço físico, documentação, movimentação, manuseio, classificação dos materiais, inventário, método ABC, técnicas de informatização, avaliação de estoque, controle de qualidade, normas de saúde e segurança do trabalho no almoxarifado.

4-ALMOXARIFE DE OBRAS

Sobre o curso

Capacitar o aluno para realizar processos de estocagem e controle de ferramentas e materiais em canteiro de obras

Você vai aprender

Recepcionar, conferir e armazenar produtos e materiais; lançamentos de entradas e saídas; organizar o almoxarifado, facilitando a movimentação dos itens; realizar aquisição e controle de ferramentas e materiais de obras; normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

100 horas/aula