Serviços
acessibilidade



Publicado em: 09/02/2022 - Última modificação: 23/02/2022 - 10:34
[email protected]

Exposição “Mario de Andrade” integra programação dos 100 anos de arte moderna

CULTURA - As obras são do Artista Plástico L.F. Lessa (Luiz Fernando Lessa)



Compartilhar:

A partir da próxima terça-feira (15), de terça a sábado, das 10 às 17 horas, o Museu Conceição de Itanhaém recebe a exposição “Mario de Andrade em Três Tempos: Um Olhar e Uma Herança da Semana de 22”.  A iniciativa acontece em comemoração a polêmica, porém histórica “Semana de 22”, ou “Semana da Arte Moderna”, que deu ao Brasil novos olhares e ares em relação a sua cultura e identidade nacional, onde importantes nomes da cultura nasceram para as artes.

Expostas no Museu Conceição de Itanhaém, localizado na Praça Narciso de Andrade, s/nº, no Centro Histórico, as obras irão retratar Mário de Andrade em seguimentos de sua vida que foram de suma importância para a construção cultural brasileira, como a Música, a Literatura e o Patrimônio Histórico.

Mario de Andrade foi o primeiro Diretor de Cultura do Brasil. Resgatou com sua Expedição Folclórica de 1938 várias danças e canções dos sertões brasileiros, tendo fundamental participação na criação do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), tombando as igrejas de Minas Gerais a princípio, e depois, estendendo essas ações aos quatro cantos do país, preservando memórias e tradições.

Na literatura mostra abertamente seu amor por São Paulo e toda a sua poesia moderna e que marcou pra sempre a literatura brasileira. Foi ainda um músico exemplar e um professor aplicado e sério.

“É esse Mário dentro do contexto da nossa cultura que vemos despontar ricamente na Semana de 22, e é esse nascimento que a Exposição quer mostrar. Venha comemorar conosco esse fato importante não só na arte brasileira, mas em nossa história e identidade”, disse o diretor de Cultura Tony Sheen.

As obras são do Artista Plástico L.F. Lessa ( Luiz Fernando Lessa), que usou em sua criação técnica mista com predominância em aquarela. São dez obras criadas sob papel tamanho A3 com uma gramatura de 300.

Para maiores informações o telefone do Museu Conceição de Itanhaém é o (13) 34263682.