Publicado em: 07/03/2022 - Última modificação: 12/03/2022 - 16:47

CRAS do Jardim América foi reinaugurado nesta segunda-feira (07)

SOCIAL - A reforma e readequação do espaço aperfeiçoará o atendimento de cerca de 20 mil pessoas atendidas pelo equipamento, além de oferecer melhor comodidade aos servidores municipais

A Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realizou na manhã desta segunda-feira (07), a entrega das novas dependências do Centro de Referência de Assistência e Desenvolvimento Social (CRAS), do Jardim América, localizado na Rua Las Vegas, 20.  A reforma e readequação do espaço aperfeiçoará o atendimento de cerca de 20 mil pessoas atendidas pelo equipamento, além de oferecer melhor comodidade aos servidores municipais.

“A Administração Municipal trabalha para melhorar a vida das pessoas, e isso só é possível, se oferecermos melhores condições e novas oportunidades para todos. O Social é uma das prioridades da nossa gestão”, afirmou o prefeito Tiago Cervantes.

Com a reestruturação dos espaços o local passou a contar com salas mais espaçosas, individualizadas e climatizadas, aptas para o atendimento dos usuários. No local foi montado um Centro de Capacitação preparado para atender até 50 pessoas.

Ampliada e modernizada, a nova sede do CRAS do Jardim América conta ainda com um espaço desenvolvido para as crianças, além de ser adaptado aos portadores de necessidades especiais. Outro importante espaço é a cozinha semi-industrial, que será utilizada como polo para a realização de cursos de culinária e panificação.

Para a usuária do equipamento, Maria de Lourdes da Silva Magalhães, de 73 anos, moradora do Jardim América, o novo espaço, mais amplo e organizado, irá aperfeiçoar ainda mais o atendimento aos moradores da região. “Sempre fui muito bem atendida e ajudada quando precisei, o CRAS do América tem uma equipe maravilhosa. Agora que o espaço está maior, mais pessoas também poderão ser atendidas com todo o carinho, assim como sempre fui. Parabéns a Administração pelo lindo trabalho que vem realizando, ajudando realmente quem mais precisa. Estou feliz por esse momento”, afirmou.

“Nosso trabalho é voltado ao bem estar da população, o CRAS é considerado a porta de entrada da Assistência Social. Com as novas instalações objetivamos melhorar o atendimento ao cidadão, garantindo assim os direitos das famílias”, explicou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Hugo Di Lallo.

O CRAS para quem não sabe, é o responsável pelo atendimento da população em Vulnerabilidade Social e pela prevenção de situações de vulnerabilidade ou risco social. No equipamento são encontrados Serviços de Atendimento e Proteção Integral às Famílias, além de realizar o cadastro e atualização do CadÚnico para os programas federais.

A cerimônia de reinauguração contou com a presença do prefeito Tiago Cervantes; do vice-prefeito e secretário de Governo, Rodrigo Dias; do secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Hugo Di Lallo; da diretora de Proteção Básica Valquiria Malavasi; da coordenadora do CRAS América, Maristella Soto; do presidente da APAE, Marcos  Basiquetto Martins; e dos vereadores, Wilson Oliveira, José Roberto da JR, Lucas Abbasi, Naldo da Bodeguita e Arlindo Martins.