Publicado em: 23/03/2022 - Última modificação: 23/03/2022 - 10:32

Itanhaém é premiada pelo Estado por ações inovadoras na gestão municipal

EFICIÊNCIA - Programa Parcerias Municipais celebra melhoria da qualidade de vida em Saúde, Educação, Segurança e Desenvolvimento Socioeconômico

A cidade de Itanhaém recebeu mais um Prêmio Boas Práticas, criado pelo Governo de SP por meio do programa Parcerias Municipais. Desta vez, na categoria Multidesafios com o case “Gestão Colaborativa para Melhoria do Serviço Público”, que teve a participação das secretárias de Educação, Saúde e Relações do Trabalho. A solenidade aconteceu nesta terça-feira (22), no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador João Doria. O prefeito Tiago Cervantes esteve presente e recebeu a premiação.

“É mais um prêmio em reconhecimento ao competente trabalho das nossas equipes, que com muito esforço e comprometimento, buscam a cada dia tornar os serviços públicos mais eficientes”, comemorou o prefeito.

O município alcançou a primeira colocação na categoria Multidesafios por atender aos desafios propostos pelo programa Parcerias Municipais, que visam ampliar o acesso à creche;  universalizar o acesso à pré-escola; alavancar a qualidade do Ensino Fundamental I; reduzir as taxas de Mortalidade Infantil e Materna; reduzir os óbitos prematuros por Doenças Crônicas Não Transmissíveis; promover ambientes menos suscetíveis a roubos; fortalecer as redes de combate à violência sexual; e mitigar os impactos da pandemia na pobreza e na geração de emprego e renda.

Os resultados apresentados pelo case, desenvolvido no bairro Guapurá, foram:

Eixo Educação: ampliação de 87 vagas nas duas unidades escolares em creche para 2022;

Eixo Saúde: 1.189 pessoas pesadas, 112 vacinadas e 504 declarações de quitação vacinal para crianças;

Eixo Relações do Trabalho: 50 atendimentos para desempregados;

Eixo Trânsito: 186 adolescentes dos apartamentos entrevistados, porém o alcance é muito maior. O concurso foi criado em 2021 para premiar iniciativas elaboradas e realizadas que apresentaram resultados significativos na superação dos desafios do programa. Em sua segunda edição, a iniciativa conta com 621 municípios trabalhando em conjunto com o Governo paulista para alavancar a qualidade de vida do cidadão. Foram cadastradas 191 ações inovadoras. Os vencedores foram escolhidos com base nos resultados, replicabilidade e o caráter inovador.