Publicado em: 13/04/2022 - Última modificação: 27/04/2022 - 15:41

Pinacoteca recebe exposição sobre trajetória de Dom Paulo Evaristo Arns

CULTURA - O evento se estende até o dia 31 de maio e o horário de visitação é de terça a sábado, das 9 às 17 horas.

A Pinacoteca Municipal Alfredo Volpi recebe a exposição fotográfica “De Esperança em Esperança – A Trajetória do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns”, que conta com um acervo composto por 40 fotografias. A mostra acontece na Praça Carlos Botelho, 48, no Centro e se estende até o dia 31 de maio e o horário de visitação é de terça a sábado, das 9 às 17 horas.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Com imagens registradas por Luciney Martins, Douglas Mansur e, também pertencentes ao Arquivo da Arquidiocese de São Paulo e do Banco de Imagens do Colégio Santo Américo, a exposição visa retratar momentos representativos na vida de Dom Paulo Evaristo Arns, desde sua nomeação, em 1966, como Bispo Auxiliar de São Paulo, seu período de cardinalato em São Paulo com destaque aos momentos de vivência com as pastorais e outros momentos históricos, e decisivos, de transformação social. O Cardeal dos Pobres, mas também o Cardeal da ESPERANÇA, exerceu seu ministério episcopal com grande dedicação, deixando inúmeros ensinamentos.

Nos 28 anos à frente da Arquidiocese, criou 43 paróquias, incentivou e apoiou o surgimento de mais de 2.000 Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) na capital paulista e construiu 1.200 centros comunitários que lhe rendeu o título de Cardeal dos Pobres, mas também o Cardeal da Esperança, que exerceu seu ministério com grande dedicação, deixando inúmeros ensinamentos e muito mais.

Executada sob a curadoria do Prof. Dr. Pe. José Roberto Abreu de Mattos, Prof. Dr. Pe. José Ulisses Leva, Prof. Ms Pe. Sandro Ely Oliveira e Andrea Rodrigues dos Santos, a exposição, realizada com imagens registradas por Luciney Martins, Douglas Mansur e,também, pertencentes ao Arquivo da Arquidiocese de São Paulo e Banco de Imagens do Colégio Santo Américo, visa retratar momentos representativos na vida de Dom Paulo Evaristo Arns. A partir da direção de Arte e Design executada pelo Ms. Pe. Rodrigo Antonio da Silva, destaca a trajetória do cardeal desde sua nomeação, em 1966, como Bispo Auxiliar de São Paulo, o seu período de cardinalato em São Paulo com destaque aos momentos de vivência com as pastorais e outros momentos históricos, e decisivos, de transformação social.

A exposição é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, juntamente com o Museu de Arte Sacra de São Paulo, Basílica Menor de Sant`Ana e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Para mais informações entre em contato com a Pinacoteca Municipal Alfredo Volpi, pelo número de telefone (13) 3427-6535.