Serviços
acessibilidade



Publicado em: 19/04/2022 - Última modificação: 02/05/2022 - 17:22
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br

Em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil, Itanhaém inicia o Projeto Leitura Para Todos

INCENTIVO - A distribuição dos kits é destinada aos Projetos de Leitura espalhados pelo município



Compartilhar:

Em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado nesta segunda-feira (18), a Secretaria de Educação Cultura e Esportes por meio da Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim desenvolveu o Projeto Leitura Para Todos e Leiturinha Para Todos. A iniciativa objetiva incentivar a leitura dos munícipes, por meio da distribuição do acervo literário, mantido exclusivamente por doações.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

A Biblioteca recebe anualmente centenas de doações de livros e outros materiais. Entretanto, a seleção destes materiais doados faz-se necessária, uma vez que os livros têm uma vida útil enorme além de ocupar grande espaço físico para acomodar tantos volumes.

Desta forma, estão sendo colocados à disposição dois kits de livros de obras selecionadas, incluindo literatura infantil, infantojuvenil, livros de crônicas, contos, poesia e romances.

O Kit tipo 1: contempla o Projeto Leiturinha para Todos’, composto por 50 títulos infantojuvenis, de diversos autores.

O Kit tipo 2: contempla o Projeto ‘Leitura para Todos’, que inclui 30 títulos dos clássicos da Literatura Brasileira.

A distribuição dos kits será destinada aos Projetos de Leitura espalhados pelo município. Podem participar bibliotecas comunitárias, ONGs, Projetos Sociais, Escolas e Creches Municipais abertas à comunidade.

“Acreditamos que a melhor forma de mudar as pessoas é através da leitura e conhecimento. A leitura permite desenvolver importantes habilidades, sendo este um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano”, explicou o diretor de Cultura, Tony Sheen.

Instituições interessadas podem entrar em contato com a Biblioteca pelo telefone (13) 3426-1477, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas e se cadastrar. É necessária documentação que comprove o trabalho social realizado. Após o cadastro as instituições podem solicitar o kit semestralmente. Para receber o kit o (a) solicitante deverá aguardar a confirmação da disponibilidade e agendamento por e-mail.

SUSTENTABILIDADE – Os livros possuem longa vida útil, pois é um material orgânico e biodegradável. O papel leva de 3 a 6 meses para decompor e pode chegar a 100 anos em aterros de baixa umidade. Além de reduzir a quantidade de resíduos, reutilizá-los também amplia o uso dos recursos naturais. Reutilizar um livro também significa otimizar ao máximo seu uso antes do descarte final.