Serviços
acessibilidade



Publicado em: 11/05/2022 - Última modificação: 11/05/2022 - 16:35
[email protected]

Dia da Luta Antimanicomial será celebrado com programação na Praça Narciso de Andrade

18 de Maio - A ocasião marca o enfrentamento do estigma que ronda pessoas que sofrem com o transtorno mental



Compartilhar:

O Dia da Luta Antimanicomial é celebrado em 18 de maio. A ocasião marca o enfrentamento do estigma que ronda pessoas que sofrem com o transtorno mental. Em Itanhaém, nesta data, a partir das 13 horas, haverá na Praça Narciso de Andrade, uma série de atividades sobre o tema. 

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

A programação inicia com uma caminhada, seguida de uma roda de conversa sobre saúde mental e intervenções culturais e dança circular. Para maiores informações, os interessados poderão entrar em contato com o telefone (13) 3426 1122.

O Movimento Antimanicomial faz lembrar que, como qualquer cidadão, pessoas com transtornos mentais, têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

DATA – O Dia 18 de Maio é um marco do Movimento Antimanicomial em relação à luta pela assistência em consonância com os princípios do SUS. Esta data remonta a conferência de saúde mental ocorrida em Bauru, em 1987, da qual foi retirada o lema “por uma sociedade sem manicômios”. A partir de então, criou-se o movimento nacional da Luta Antimanicomial que constrói a crítica ao modelo de tratamento psiquiátrico de exclusão, discriminação e estigmatização das pessoas com sofrimento mental e propõe formas e práticas de cuidado em saúde mental em liberdade, pela criação e promoção de vínculos familiares, comunitários e sociais, desenvolvendo estratégias de promoção de potencialidades individuais e coletivas às pessoas que sofrem psiquicamente.