Publicado em: 06/06/2022 - Última modificação: 23/06/2022 - 17:03

Itanhaém assina “Compromisso para o Futuro do Oceano” durante evento em São Paulo

CONSCIENTIZAÇÃO - Na ocasião, a cidade partilhou a experiência em relação à inclusão da Cultura Oceânica no currículo escolar ministrado aos alunos da Rede Municipal de Ensino, o EDUCAITA

Itanhaém assinou o “Compromisso para o Futuro do Oceano”, com o objetivo de promover, disseminar e apoiar ações para a difusão da “Cultura Oceânica” a fim de chamar a atenção para o oceano e para o movimento em prol de sua sustentabilidade. A iniciativa aconteceu durante a Marina Week 2022, que aconteceu em São Paulo, e divulgou o conhecimento e a ciência oceânica para um público global, em busca de reverter o ciclo de declínio observado no oceano – um tema urgente e decisivo para os próximos anos.

O evento foi organizado pela Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano, Instituto Oceanográfico da USP e revista Scientific American.

Durante o encontro, Itanhaém partilhou por meio das Assessoras de Orientação Educacional da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Adriana Sitta e Ana Carolina Mendes Peres a experiência em relação à inclusão da Cultura Oceânica no Currículo EDUCAITA, que visa auxiliar o professor quanto aos aspectos locais que envolvem a história, cultura, meio ambiente e o esporte, para a construção do currículo escolar ministrado aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

A Cultura Oceânica tem como essência a análise sobre a influência que o Oceano exerce na vida humana, assim como a influência dos seres humanos sobre o Oceano.

Na oportunidade, Itanhaém também foi representada pela diretora da Escola Municipal Lilian Aparecida Borges, Renata Luz Leite de Oliveira, falando sobre a inclusão da Cultura Oceânica na visão da escola, e a professora de Ciências, da Escola Municipal Bernadino de Souza Pereira, Verônica Wiechert Albuixech, que apresentou estratégias e metodologias sobre o assunto nas aulas.

COMPROMISSO – Na Década do Oceano das Nações Unidas (2021-2030) é hora de fomentar como o oceano é fundamental para a humanidade e repensar na nossa relação com ele.

O “Compromisso para o Futuro do Oceano” é resultado de um trabalho colaborativo de diferentes organizações nacionais e representações internacionais com vistas a criar uma grande aliança para a construção conjunta de uma agenda convergente, estruturante e estratégica para a promoção do oceano. A intenção é criar um movimento institucional articulado e sistêmico para auxiliar na transformação que o oceano e a sociedade necessitam.