Serviços
acessibilidade



Acessibilidade

Para garantir e democratizar o acesso aos serviços, notícias e todas as informações do Município, o Site Oficial da Prefeitura de Itanhaém tem novas ferramentas que garantem o uso universal para as pessoas com deficiência. O portal foi desenvolvido em obediência ao Decreto 5.296, de 2 de dezembro de 2004, conforme as normas do Governo Federal.

 

A barra de acessibilidade está localizada na parte superior do site, onde podem ser encontrados os atalhos de navegação, disponíveis em todas as páginas do portal. Os comandos são utilizados de acordo com o navegador utilizado:

Números dos Atalhos:

Algarismo [0] = em qualquer página do portal, chega-se ao começo do conteúdo principal da página.

Algarismo [1] = em qualquer página do portal, chega-se a página inicial.

Algarismo [2] = em qualquer página do portal, chega-se ao início do menu principal.

Algarismo [3] = em qualquer página do portal, chega-se em sua busca interna.

Algarismo [4] = em qualquer página do portal, chega-se ao mapa do site.

Algarismo [5] = em qualquer página do portal, chega-se ao site da ouvidoria.

Algarismo [6] = em qualquer página do portal, chega-se a pagina de acessibilidade.

 

Exemplos de uso dos atalhos em alguns navegadores:

 

Internet Explorer e Chrome
Usa-se ALT + número do atalho (utilizar os números acima das letras no teclado – conforme destacado em vermelho e branco na imagem).

Firefox
Tecle simultaneamente Alt + Shift + número (utilizar os números acima das letras no teclado – conforme destacado em vermelho e branco na imagem).

Firefox no Mac OS
Tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número (utilizar os números acima das letras no teclado – conforme destacado em vermelho e branco na imagem).

No Opera
Tecle Shift + Escape + número (utilizar os números acima das letras no teclado – conforme destacado em vermelho e branco na imagem).Teclando apenas Shift + Escape, o usuário encontra uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.

 

VLIBRAS

 

O VLibras é uma suíte de ferramentas utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais. É possível utilizar essas ferramentas tanto no computador Desktop quanto em smartphones e tablets. Acesse o link abaixo e saiba mais:

https://vlibras.gov.br/