Serviços
acessibilidade



Saúde Bucal: Prevenção ao Câncer


O QUE É O CÂNCER DE BOCA?

O câncer de boca engloba os tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta: lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdalas e glândulas salivares, sendo normalmente visível a olho nu, tanto pelo próprio paciente quanto pelo dentista ou médico.

COMO SE FAZ A PREVENÇÃO?

Através do auto-exame da boca as pessoas aprendem a conhecer as estruturas normais da boca e também a identificar possíveis alterações, como feridas, caroços, sangramentos, endurecimentos e alterações de cor, como manchas esbranquiçadas ou avermelhadas. Além do auto-exame, é fundamental a consulta regular a um dentista, que também realizará o exame clínico da boca.

FATORES DE RISCO:

O álcool e o fumo são os principais fatores de risco para que se desenvolva o câncer de boca. Outros fatores implicados são a falta de higiene bucal e uma alimentação pobre em vitaminas e sais minerais. Além disto, a exposição solar excessiva eleva o risco para o câncer do lábio.

O Coordenador de Saúde Bucal de Itanhaém, Dr Maurício Rangel Torres, salienta a importância do cuidado: “Cada pessoa pode fazer a sua parte. Além de ir ao dentista, manter uma higiene bucal adequada e realizar o “auto-exame” podem ajudar”.

 

Auto Exame Saúde Bucal