Publicado em: 19/09/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:17

Alunos da Rede Municipal participam de palestra da Semana Nacional de Trânsito

CONSCIÊNCIA - A programação inclui ainda panfletagem e blitz educativa em diversos pontos da Cidade

A palestra definiu os elementos que compõem o trânsito com a finalidade de conscientizar os estudantes

Definir os elementos que compõe o trânsito, com finalidade de conscientizar sobre como atuar para modificar as relações humanas no tráfego de veículos e pedestres foi o que a palestra realizada na EM Profª Maria Graciete Dias transmitiu para cerca de 50 alunos dos 5ºs anos A e B na quarta-feira (19). Com a ação que integra a Semana Nacional de Trânsito, a Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal visa transmitir conhecimento para precaver acidentes e preservar a vida. A próxima palestra acontecerá na Escola Municipal Profª Ignez Martins e haverá outras atividades ao longo da semana.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Confira as fotos

A palestra foi ministrada pelos agentes de trânsito Fábio Farias e Genilson dos Santos, que além de orientar, dinamizaram a explicação para as crianças. Com o discurso, após definir tráfego, semáforo, veículos e a importância de placas refletoras nas bicicletas, os agentes alertaram sobre ter atenção ao atravessar a rua, ensinando que a travessia deve ser feita obrigatoriamente na faixa de pedestres e sempre que possível sinalizada ao motorista estendendo a mão.

“Como estão em crescimento, encontram-se numa fase em que recebem muitas informações. Por isso, palestras como esta ajudam formar senso de responsabilidade, uma vez que nesta fase eles têm uma noção de serem ‘livres’ para qualquer coisa. Além disso, a família também é beneficiada, pois transmitem em casa todo conhecimento adquirido”, afirma a professora Kátia Garcia Rodrigues.

LIÇÕES – “Ver e ser visto” e “Nós somos o trânsito” foram alguns dos ensinamentos dos agentes às crianças. A primeira é um alerta de que é necessário ter certeza de estar vendo com clareza o motorista e de estar sendo visto por ele, evitando possíveis tragédias. A outra, tema da Semana Nacional este ano, conscientiza que independentemente de ser motorista ou pedestre, todos compõem o trânsito, e por meio das atitudes a pessoa se torna responsável pelo que acontece.

Confira a programação da Semana Nacional do Trânsito, que acontece até o dia 25:

DATA HORA AÇÃO LOCAL

20/09

9 horas Palestra EM Inês Martins – Avenida Marginal, s/nº – Balneário Jequitibá
14 horas Panfletagem Semáforo do Centro

21/09

16 horas Palestra Dducativa EE Silvia Jorge Pollastrini – Rua Profª Alice T. C. Saraiva, 32 – Belas Artes
10 horas Panfletagem e blitz educativa Avenida Rui Barbosa (próximo à Praça Narciso de Andrade) – Centro
22/09 10 horas Panfletagem – Dia Mundial sem carro Avenida Rui Barbosa (próximo à Praça Narciso de Andrade) – Centro

23/09

10 horas Panfletagem – Dia Nacional do Agente de Trânsito Feira do Gaivota – Rua Curitiba
15 horas Mini pista educativa Nova Orla do Centro