Publicado em: 25/03/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:55

Público leva propostas durante II Conferência Municipal do Idoso

ENCONTRO - Evento discutiu sobre questões relacionadas à saúde, educação o transporte

Objetivo é buscar propostas para melhorar a qualidade de vida da população da terceira idade

Atualmente, 12% da população de Itanhaém são compostos por idosos, de acordo com o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2000, a mesma pesquisa já dava sinais de crescimento. Pensando nisso, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realizou nesta segunda-feira (25) a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no Centro de Convenções Miguel Reale, que contou com a presença do público da terceira idade que discutiu questões relacionadas à saúde, educação e transporte, cujo objetivo é buscar propostas para melhorar a qualidade de vida dessa população.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Confira as fotos

Conferência Municipal do Idoso

A Conferência teve início com uma mesa de introdução composta pelo prefeito Marco Aurélio Gomes; o secretário de desenvolvimento social, Rogélio Ferreiro Rodrigues; o presidente da Câmara Municipal, Hugo Di Lallo; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Josiane Maria Caetano Arrivabene; e o presidente do Conselho do Idoso, Pedro Cerullo Filho.

Viver com o Conviver, uma experiência para o bem-estar do corpo e da mente
Saiba a quem recorrer para a proteção da criança e do adolescente

Durante o evento, todos os presentes foram divididos em quatro grupos, que discutiram os temas propostos no encontro. Entre eles: direitos fundamentais na execução de políticas públicas, acesso ao conhecimento, enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa e o papel dos Conselhos de Direitos na implementação de políticas públicas.

Com a participação dos próprios munícipes na discussão de soluções para as questões, a conferência promoveu uma maior inclusão dessa parcela da população nas decisões que podem ser tomadas. “Nós somos os verdadeiros atores. Nós podemos mudar a situação”, afirmou Josiane Arribavene, dirigindo-se a todos os idosos presentes.

“Eventos desse tipo são muito importantes para que possamos passar ao órgão público as necessidades da população”, conclui Pedro Cerullo.

Palavras-chave: , , , , ,