Publicado em: 17/04/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:51

Além de limpeza, Convento receberá reforço de segurança com pontos iluminados e câmera

ZELADORIA - Objetivo é coibir atos de crime contra o patrimônio histórico

São instaladas lâmpadas em quatro pontos e uma câmera de segurança (speed dome 360 graus) – em operação até o fim do mês –, além do mutirão limpeza

O Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém é um registro vivo da história da Cidade e do Brasil. De uma pequena ermida de barro até a igreja erguida em homenagem à padroeira de Itanhaém, o prédio, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é um dos patrimônios culturais mais visitados da Cidade. E um trabalho de zeladoria realizado pela Prefeitura de Itanhaém tem como objetivo inibir crimes de vândalos contra bens históricos, com a instalação de lâmpadas em quatro pontos e uma câmera de segurança (speed dome 360 graus) – em operação até o fim do mês –, além do mutirão limpeza.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

No alto do Morro do Itaguaçu, local que hoje abriga o Convento Nossa Senhora da Conceição, foi erguida uma das primeiras edificações da história do Brasil. Provavelmente no mesmo ano de fundação de ‘Conceição de Itanhaém’, em 1532, o povoado deu início à construção de uma pequena capela dedicada à padroeira da nova vila.

“Preservar o patrimônio histórico é valorizar a cultura e a identidade da Cidade. Prefeitura realizou uma intervenção no Convento, um dos bens mais memoráveis do litoral paulista. Além da limpeza, vamos iluminar pontos estratégicos próximos ao prédio e instalar câmeras de segurança”, ressalta o prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio.

Foi também o primeiro templo dedicado a Nossa Senhora da Conceição erguido no país. Na época, o local se tornou um dos principais pontos de peregrinação do Brasil, recebendo romeiros de todas as vilas do litoral paulista, da capital, do interior e de outros estados. Somente em 1553 foi encomendada a imagem da padroeira, conhecida como a Imaculada Conceição ou “Virgem de Anchieta”.

Chuva dá trégua e Prefeitura investe em manutenção de ruas e avenidas
Agenda de zeladoria nos bairros segue com serviços no Cibratel I e II

O convento que conhecemos nos dias atuais teve sua conclusão em 1713, portanto, sua estrutura atual tem mais de 300 anos. A Igreja começou a ser erguida entre 1699 e 1713. Apesar disso, a data considerada de fundação oficial do convento é 2 de janeiro de 1654, quando o título de posse do local foi dado à Ordem Franciscana. Entre 1733 e 1734, o local foi ampliado por frei Rodrigo dos Anjos, com a construção do Convento Nossa Senhora da Conceição.

Em março de 1833, um grande incêndio destruiu grande parte do convento. O Guardião local, Frei Manuel de Santa Perpétua, que além de sacerdote era uma espécie de professor particular para menores e adultos (não havia escola pública na época), costumava com seus alunos adultos afugentar os morcegos e suindaras que infestavam o local.

Em 1916, a igreja e as ruínas do Convento Nossa Senhora da Conceição passaram para a propriedade da Diocese de Santos, que a mantém até os dias atuais. Em 1921, Washington Luís, então presidente do Estado de São Paulo, realizou uma restauração parcial, renovando o madeiramento do telhado e o assoalho.

Palavras-chave: , , ,