[email protected]
4º Encontro de Capoeira Angola acontecerá neste sábado
CULTURAL - O mestre Zequinha Almeida, da Escola de Capoeira Raiz de Angola de Piracicaba, ministrará uma oficina de movimentos e musicalização sobre esta cultura na EM Noêmia Salles Padovan
A capoeira angola é uma expressão cultural de matriz africana, que está associada à trajetória de resistência do povo negro na história do Brasil. O mestre Zequinha Almeida, da Escola de Capoeira Raiz de Angola de Piracicaba, ministrará uma oficina de movimentos e musicalização sobre esta cultura neste sábado (18), às 15 horas, na Escola Municipal Noêmia Salles Padovan, na Rua Emídio Pereira de Castro, Guapiranga. Além disso, o público poderá participar de uma roda de capoeira a partir das 17 horas.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, Facebook e no Twitter
José de Almeida Filho, conhecido nas rodas de capoeira como mestre Zequinha, pratica capoeira há 30 anos. Em 1986, quando visitou a Bahia, teve contato com a Copeira Angola e foi amor à primeira vista. Fundou a Escola de Capoeira Raiz de Angola, em Piracicaba, no ano de 1996, com o intuito de transmitir os valores culturais, as origens históricas, conhecimentos técnicos e filosóficos da capoeira angola. O responsável pelo Grupo Capoeira Angola Ilê Dandara, de Itanhaém, o professor efetivo de Histórias, Reginaldo do Nascimento, mais conhecido como Limbo, é discípulo do mestre Zequinha de Almeida.
Leia mais
Confira a programação cultural e encontre a atividade que é a sua cara
GRUPO CAPOEIRA ANGOLA ILÊ DANDARA (GCAID)
O GCAID convida toda a comunidade para participar das aulas gratuitas de Capoeira Angola, que acontecem na Escola Municipal Noemia Salles Padovan, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, às 20 horas, e aos domingos, às 10 horas, na Escola Estadual Jon Teodoresco.
Criado em 2011, o Grupo Capoeira Angola Ilê Dandara atua na perpetuação e no cultivo da capoeira angola. Expressividade, movimentação, musicalização, história e mitologia dessa cultura popular, valorização dos saberes de mestres mais antigos são trabalhados nas rodas e nos treinos. O angoleiro Limbo é o responsável pela organização e colocou o nome do grupo para homenagear a memória da guerreira e estrategista Dandara, a quilombola que lutou para defender Palmares ao lado de Zumbi.
Palavras-chave: cadeira de rodas, capoeira, cultura, oficina
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
21/12/2024
Confira o expediente da Prefeitura para o feriado de Natal -
20/12/2024
Itanhaém é premiada na 19ª edição da OBMEP Matemática -
20/12/2024
Itanhaém lança Revista Educaita com avanços pedagógicos da Cidade -
20/12/2024
Itanhaém capacita mais de 1,3 mil pessoas para tornar cidade ainda mais atrativa -
20/12/2024
ITAPrev recebe repasse histórico que fortalece aposentadoria dos servidores municipais