Publicado em: 28/05/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:30

Música e dança marcam 9ª edição do Encontro da Cultura Cigana; evento será sábado e domingo

FESTA - Programação ocorrerá na Praça Nossa Senhora do Sion, no Suarão

O público que comparecer ao local encontrará exposição de artesanato, oraculistas e contação de histórias ciganas

Para comemorar o Dia Nacional do Cigano, celebrado em 24 de maio, Itanhaém receberá a 9ª edição do Encontro da Cultura Cigana, com programação marcada para ocorrer neste sábado (1º) e domingo (2) das 14 às 22 horas, na Praça Nossa Senhora do Sion, no Suarão. Entre as atividades, apresentações de dança de diversos grupos, música ao vivo com o cantor Roberto Petrovich, além de exposição de artesanato, oraculistas e contação de histórias ciganas.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

No sábado (1º), às 19 horas, iniciará uma procissão até o mar com a santa Sara Kali, padroeira dos roma (ciganos). O ritual é inspirado em um evento promovido em Camargue, no Sul da França, no dia 24 de maio, e acompanhado, anualmente, por milhares de ciganos de diferentes partes do mundo.

Confira a programação cultural e encontre a sua atividade

Este ano acontecerá a campanha para a arrecadação de lenços, que, após serem abençoados, serão doados para as mulheres do Núcleo de Câncer de Santos. O lenço é o adereço mais importante do vestuário das ciganas e uma forma de devoção dos fiéis para agradecer ou para fazer pedidos à santa Sara Kali. Se o pedido for concebido, os devotos vão até a cripta da santa para presenteá-la com um Diklô (lenço cigano).

Palavras-chave: , , , ,