Publicado em: 12/07/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:28

Bombeiros ensinam técnicas de salvamento e primeiros socorros a alunos

FORMAÇÃO - Atividade faz parte da programação do curso, que pretende ir além de apenas ensinar a surfar

Alunos aprenderam técnicas de salvamento e de primeiros socorros

Os alunos da Escola de Surfe de Itanhaém tiveram, na quinta-feira (11), uma aula especial sobre salvamento e primeiros socorros com os profissionais do Pelotão de Guarda Vidas do Corpo de Bombeiros, na Praia do Pescador.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Os futuros surfistas aprenderam técnicas de resgate e salvamento de afogados e também dicas de segurança no mar. Atividade faz parte da programação da escola, que ensina crianças e adultos muito mais do que a prática do esporte. Durante os quatro primeiros meses da fase do curso de iniciação, os alunos também aprendem sobre a história do surfe e tudo aquilo que está relacionado ao mar, onde o esporte é praticado.

“Essa aula de primeiros socorros é uma das atividades extras que temos. Os alunos também aprendem sobre a importância de preservar o meio ambiente e o local onde vivem, a filosofia e a história do esporte e tudo que está relacionado ao surfe. Não queremos apenas ensinar a surfar, queremos formar cidadãos conscientes”, explica o gestor da Escola de Surfe Weid Ramalho.

Confira as fotos

Sargento Cemin e cabo Zambroti eram dois dos bombeiros que participavam da aula de formação. Para eles, a atividade é de extrema importância, pois ajudam a formar jovens com conhecimentos sobre a segurança no mar e também multiplicar essas informações.

“O que estamos fazendo hoje com essas crianças é plantar uma sementinha porque no futuro eles serão pessoas conscientes sobre os riscos dos abusos na praia e também saberão como agir em uma situação de risco e salvamento. Todo esse conhecimento eles repassarão para os pais e amiguinhos e carregarão pelo resto da vida. E isso não tem preço”, explica o cabo Zambroti.

Prefeitura abre inscrições para Circuito Itanhaense de Surf

Praia dos Pescadores é palco de aulas de surfe. Participe

Renata Ferreira acompanha o filho Gabriel, de 8 anos, em todas as aulas da Escola de Surfe. Ela conta que a atividade está fazendo muito bem para o garoto. “Desde que começou aqui na escolinha ele melhorou o equilíbrio, perdeu um pouco da timidez, ficou mais disciplinado e nunca mais teve crises asmáticas”, comemora a mamãe.

O prefeito Marco Aurélio Gomes e seu vice Tiago Cervantes participaram da aula especial, que contou com o anuncio da liberação de recursos para a compra de equipamentos novos para a Escola de Surfe.

O Secretário adjunto de Esportes, José Roberto Pereira Nascimento, adiantou que, com as novas aquisições de pranchas e uniformes, a Administração Municipal abrirá mais um núcleo da Escola de Surfe na Praia do Suarão. “Hoje atendemos 50 alunos em dois períodos, queremos dobrar esse número”, adiantou.

Palavras-chave: , , , , ,