Publicado em: 14/08/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:27

Prefeitura mantém viveiro para doações de mudas de árvores nativas

MEIO AMBIENTE - O espaço faz parte do Centro de Pesquisa e Educação Ambiental, localizado na Rua Dom Sebastião Leme, 195, no Ivoty

Cada região do país possui uma flora específica, além da diversidade de animais que só vivem lá graças a essas espécies. Portanto, é de extrema importância a preservação das plantas locais. Em Itanhaém, o viveiro do Centro de Pesquisa e Educação Ambiental possui diversas mudas de árvores nativas para a compensação ambiental. O local funciona de segunda a sexta, das 7 às 14 horas, na Rua Dom Sebastião Leme, 195, no Ivoty.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

O objetivo de manter essas mudas é incentivar as pessoas a darem preferência às espécies nativas quando estiverem executando algum projeto, seja no plantio em calçadas, quintais, sítios ou chácaras e áreas abertas. As mudas têm, no mínimo, 1,20m e todas são espécies originárias da região. Entre elas, Manacá, Quaresmeira, Tucaneira, Aroeira-pimenteira, Aroeira-salsa e Ipês.

Meio Ambiente: cartilhas orientam sobre o plantio de árvores em calçadas
Encontro discutirá elaboração de programa de Educação Ambiental na Baixada Santista

A presença de vegetação nesses locais é extremamente positiva, pois regula a temperatura e o microclima. No entanto, existem vários requisitos para plantar cada espécie, entre eles, o porte, a frutificação, a floração e época do ano para efetuar o plantio. A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente disponibilizou cartilhas que ensinam e auxiliam neste processo, todas disponíveis no site da Prefeitura.

Palavras-chave: , , , ,