[email protected]
Alternativa sustentável para o descarte de entulhos, Cidade terá quatro Ecopontos
SOLUÇÕES ECOLÓGICAS - Os pontos são estruturas físicas construídas em locais estratégicos para que a população possa levar seus resíduos sólidos recicláveis

Ecopontos são locais de entrega voluntária de resíduos, um espaço dedicado ao descarte de entulhos de construção civil, materiais recicláveis, restos de poda de árvore e móveis sem utilidade. Como uma das soluções ecológicas, o Programa Mais Itanhaém planeja entregar à população o mais breve possível quatro Ecopontos, instalados nas regiões do Verde Mar, Cibratel II, Gaivota e Savoy, seguindo as diretrizes do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter, no Youtube e no Flickr
Os Ecopontos são estruturas físicas construídas em pontos estratégicos na Cidade para que a população possa levar seus resíduos sólidos recicláveis, com funcionários para atendimento, recepção e controle do local, que atuarão em horário comercial, evitando o descarte ilegal em avenidas, ruas e praças da Cidade.
“Estamos acompanhando a implantação de Ecopontos na Cidade. Diversas regiões do Município receberão este equipamento importante de preservação ao meio ambiente e de conscientização da população sobre a correta destinação dos resíduos da construção civil, volumosos – como armário, sofás, madeiras – e verdes, além de todos os materiais recicláveis que são coletados nas residências e nos bairros do Município”, ressalta o prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes.
Os resíduos depositados nos Ecopontos serão separados e levados a locais ambientalmente corretos. Materiais recicláveis serão destinados à Cooperativa Coopersol, que já realiza o trabalho de coleta seletiva da Cidade. Nas áreas onde serão implantados os Ecopontos estão prevista a construção de uma guarita, banheiro, sala administrativa, baias para o descarte de resíduos, pátio de manobras e ambiente para o despejo de entulhos de construção civil.
Além dos Ecopontos, a Cidade ainda contará com uma Área de Transbordo e Triagem (ATT) na Chácara Cibratel, que será destinada para manipular os entulhos de construções.
Leia mais
Itanhaém participa da Semana Estadual de Coleta de Pneus Usados
Resíduos de construção civil: novas regras para obras e licenciamento dos receptores
PONTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA (PEV’s)
Itanhaém tem alguns Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) espalhados pela Cidade. Você pode contribuir para um planeta melhor, destinando seus materiais para locais adequados. Lâmpadas velhas podem ser entregues nas Lojas Dicico; eletrônicos na Prefeitura de Itanhaém; pets, papel e vidros na Coopersol; tintas em lojas de materiais de construção; pilhas e baterias nos supermercados Extra e Acai; remédios e embalagens nas farmácias e pneus na Rodoviária.
Palavras-chave: construções, descarte, população, reciclagem, resíduos, sólidos
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
11/04/2025
Prefeitura realiza audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias nesta segunda (14) -
11/04/2025
Prefeito Tiago Cervantes assina decreto que institui a Agenda Jovem no município -
11/04/2025
Quadra da EM Ignez Martins é revitalizada e entregue à comunidade escolar -
11/04/2025
Abertura dos Campeonatos Municipais de Futebol acontece no dia 19 de abril -
11/04/2025
Itanhaém celebra 493 anos com Sessão Solene em homenagem à história e ao progresso do município