Publicado em: 31/10/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:19

Sábado especial: unidades realizam atividades para celebrar Outubro Rosa

CAMPANHA - Entre as dinâmicas e serviços de beleza, profissionais demonstraram para a população pequenas atitudes que podem salvar vidas

No total, os serviços somaram cerca de 2.500 participantes

Neste mês, a cor rosa tomou conta das unidades de Saúde para lembrar que outubro é o mês da conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Por isso, no último sábado (26), as Unidades de Saúde da Família (USFs) e o Centro Especializado na Saúde da Criança e da Mulher (Cescrim) estiveram abertos para realizar coleta de papanicolau, solicitação de mamografia, palestras, entre outras atividades. No total, os serviços somaram cerca de 2.500 participantes.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Confira as fotos

Entre as dinâmicas e serviços de beleza oferecidos pelo Município para a campanha Outubro Rosa, profissionais demonstraram para a população pequenas atitudes que podem salvar vidas. O autoexame, por exemplo, é uma forma de se cuidar, se conhecer e que identifica alteração nas mamas. Vale ressaltar que o diagnóstico precoce facilita na possibilidade de cura.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama representa aproximadamente 25% de todos os cânceres que afetam as brasileiras. Neste ano, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Feriado de Finados; confira a programação da Prefeitura e expediente administrativo

“A intenção foi proporcionar um dia voltado para o bem-estar e saúde da mulher. As unidades fizeram isso com êxito, foram ações muito proveitosas”, ressalta a diretora da Rede de Atenção Básica, Débora Cristiane de Almeida.

ESTATÍSTICAS

Todas as unidades somaram 330 solicitações de mamografia, 747 coletas de papanicolau, 37 solicitações de ultrassom das mamas, 26 solicitações de ultrassom transvaginal, 226 avaliações odontológicas, 182 dispensas de medicamentos, 119 participantes de palestras, 554 pesagens do programa Bolsa Família, 12 aplicações de vacinas, 76 brindes sorteados, 26 testes rápidos e 194 integrantes das ações de promoção à beleza como corte de cabelo, maquiagem, esmaltação das unhas e design de sobrancelhas.

Palavras-chave: , , , ,