Publicado em: 05/11/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:18

Confira a programação das ações em alusão ao Dia Mundial do Diabetes

QUINTA - O dia é celebrado em 14 de novembro (quinta-feira) e busca conscientizar a população quanto ao controle, tratamentos, fatores de risco, sintomas e prevenção da doença

A fim de conscientizar a população quanto ao controle, aos tratamentos, aos fatores de risco, aos sintomas e a prevenção do diabetes, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu 14 de novembro como o Dia Mundial do Diabetes. E para celebrar a data, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro Especializado em Diabetes (CEDI), realizará uma série de ações de conscientização sobre a doença.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Já na quinta-feira (14), a partir das 8 horas, a equipe multidisciplinar do CEDI irá desenvolver diversas ações no Centro de Convenções Miguel Reale. A população, junto com o grupo Conviver, participará de atividades com educadores físicos, círculo humano para simbolizar o Dia Mundial do Diabetes e rodas de conversas com diferentes profissionais, entre dentistas, endocrinologistas, enfermeiros, farmacêuticos e nutricionistas.

Sábado especial: unidades realizam atividades para celebrar Outubro Rosa

DIABETES

Diabetes é uma doença na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Desta forma, quando a pessoa possui diabetes, as taxas glicêmicas sobem e isto pode levar o indivíduo a complicações por todo o corpo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, a doença atinge cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil, número que representa 6,9% da população nacional. Em Itanhaém, o Centro Especializado em Diabetes (CEDI) acolhe munícipes que possuem a doença, oferecendo um atendimento multidisciplinar diferenciado. Vale lembrar que a melhor forma de prevenir o diabetes é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

O símbolo do Dia Mundial da Diabetes é um círculo azul. O círculo representa a união, além de vida e saúde. O azul representa a cor do céu que une todas as nações da terra.

Confira o endereço dos locais das ações:

DIA HORÁRIO LOCAL ENDEREÇO
Quarta-feira (13) 9 horas Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE) Av. Condessa de Vimieiros, 1131 – Centro
Quarta-feira (13) 15 horas EM Profª Dalva Dati Ruivo Rua das Oliveiras, 27 – Nova Itanhaém
Quinta-feira (14) 8 horas Centro de Convenções Miguel Reale Rua Sebastião das Dores, 29 – Praia dos Pescadores

Palavras-chave: , , , ,