Publicado em: 11/11/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:18

Contra HIV e sífilis: Campanha Fique Sabendo oferece testes à população

SERVIÇO - O serviço será oferecido no Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI) e em diversas Unidades de Saúde da Família (USFs), em horários e dias alternados

Ação visa alcançar aqueles com vida sexual ativa que nunca realizaram o teste para poder encaminhar os casos positivos até a unidade de referência do Município

A fim de estimular a população para realizar os testes de HIV e sífilis, a Secretaria Municipal de Saúde promove a 12ª Campanha Fique Sabendo até sexta (6). Além de promover o acesso ao teste, a ação visa alcançar aqueles com vida sexual ativa que nunca realizaram o teste para poder encaminhar os casos positivos até a unidade de referência do Município (Centro de Infectologia de Itanhaém) e ofertar o tratamento imediato após o diagnóstico. Vale ressaltar que a campanha poderá se estender durante todo o mês.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Os testes de HIV e sífilis são realizados no Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI) e em diversas Unidades de Saúde da Família (USFs), em horários e dias alternados, conforme tabela.

Ações em alusão ao Dia Mundial do Diabetes têm programação
Gestantes da USF Savoy recebem equipe do Hospital Regional para orientações sobre parto

PREVENÇÃO

No caso do HIV, a testagem é a porta de entrada para o cuidado contínuo de prevenção, diagnóstico, vinculação, tratamento, retenção e supressão viral. Já no caso da sífilis, a testagem oportuniza o diagnóstico e tratamento de uma doença muitas vezes silenciosa.

RESULTADOS

É importante frisar que Itanhaém conseguiu diminuir a porcentagem de diagnóstico tardio de HIV em maiores de 18 anos entre os anos de 2017 e 2018. De acordo com o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, o número caiu de 15,9%, em 2017, para 8,7 em 2018. “Este é o resultado do trabalho de toda rede de saúde da Cidade”, ressalta a coordenadora do Programa Municipal de DST/ Aids, Marinna Ciconetti.

Confira o horário dos testes:

LOCAL DIA HORÁRIO
Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI) – Rua Maranata, 229 – Jd. Sabaúna De segunda a sexta-feira Das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas(Exceto terça e quarta-feira no período matutino)
USF Belas Artes – Rua Henrique Júlio Lima, 112 –  Belas Artes Segunda-feira Das 7 às 11 horas
USF Centro – Av. Tiradentes, 98 – Mosteiro Segunda-feira Das 9 às 11 horas
USF Coronel – Av. Domingos Perez Domingues, 734 – Jd. Coronel Sexta-feira Das 13 horas às 15h30
USF Gaivota – Av. Flacides Ferreira, 500 – Gaivota Segunda-feira Das 13 horas às 15h30
USF Grandesp – Av. Alemanha, s/nº – Jd. Santa Júlia Sexta-feira Das 13 às 16 horas
USF Guapiranga – Rua Aristeu Rodrigues da Silva, s/nº – Guapiranga Segunda-feira Das 8 às 11 horas
USF Loty – Rua Alameda Guaraçai, s/nº – Campos Elíseos 3ª segunda-feira de cada mês Das 8 às 11 horas
USF Oásis – Rua Estanislau Gerônimo, 418 – Oásis Sexta-feira Das 13 às 15 horas
USF Savoy – Rua Jaime Lino dos Santos, 290 – Savoy Terça-feira Das 8 às 11 horas