Serviços
acessibilidade



Publicado em: 21/11/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:18
[email protected]

Preocupação: USFs realizam atividades em alusão ao Novembro Azul

QUARTA E QUINTA - Programação envolve rodas de conversas sobre o câncer de próstata e realização da coleta do Antígeno Específico da Próstata (PSA, do inglês)



É necessário que a população procure a USF de referência antes do dia do evento, pois para a coleta do PSA é necessário que o munícipe siga algumas restrições que antecedem o exame

Compartilhar:

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens. Apesar de ser uma doença comum, por medo ou desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre o tema. Desta forma, a fim de mudar este cenário, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, este mês é conhecido como Novembro Azul. Por isso, todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) prepararam uma programação com debates sobre o assunto e realização de exame.

 Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

A programação envolve rodas de conversas sobre o câncer de próstata e seu diagnóstico, sintomas, tratamento e sobre o significado da campanha Novembro Azul. Além disso, as USFs realizarão a coleta do Antígeno Específico da Próstata (PSA, do inglês), que quando elevado indica alteração na próstata.

Por isso, é necessário que a população procure a USF de referência antes do dia do exame, já que para a coleta é necessário que o munícipe siga algumas restrições que antecedem a coleta. Além disso, para esclarecer quaisquer dúvidas, vale lembrar que o PSA é medido por exame de sangue.

Leia mais
Contra HIV e sífilis: Campanha Fique Sabendo inicia dia 1º
Vacinação contra sarampo: segunda fase da campanha abrange público entre 20 e 29 anos

Em todas as USFs, as atividades acontecerão nesta quarta-feira (27), com a coleta do PSA de manhã, das 7 às 10 horas, e rodas de conversa. A exceção é para a USF Belas Artes, que realizará a programação na quinta-feira (28).

 O CÂNCER DE PRÓSTATA

Durante o funcionamento da próstata (glândula masculina que envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga), algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor. A prevenção pode vir ao adotar hábitos saudáveis, entre eles, manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente, não fumar, entre outras.

 Confira o dia das atividades o e endereço das Unidades de Saúde da Família (USFs):

Quarta-feira (27)
Unidade de Saúde da Família (USF) Endereço
USF Centro Av. Tiradentes, 98 – Mosteiro
USF Coronel Av. Domingos Perez Domingues, 734 – Jd. Coronel
USF Gaivota Av. Flacides Ferreira, 500 – Gaivota
USF Grandesp Av. Alemanha, sem número – Jd Santa Júlia
USF Guapiranga Rua Baltazar Sebastião Ribeiro Nicolini, 394 –  Umuarama
USF Loty Rua Alameda Guaraçai, s/n – Campos Elíseos
USF Oásis Rua Estanislau Gerônimo, 418 – Oásis
USF Savoy Rua Jaime Lino dos Santos, 290 – Savoy
USF Suarão Avenida Padre Teodoro Ratisbone, 921 – Suarão
Quinta-feira (28)
Unidade de Saúde da Família (USF) Endereço
USF Belas Artes Rua Henrique Júlio Lima, 112 – Belas Artes


Palavras-chave: , , , , ,