[email protected]
Para Rosely, a paixão tem forma de embarcação: aulas de caiaque mudam vidas
PROJETO - A Associação União Caiçara, por meio da escola Ita Remo, oferece aulas gratuitas de canoagem a pessoas com idade a partir de 12 anos
Alegria, disposição, energia, equilíbrio, segurança e tranquilidade. Estas foram as palavras escolhidas por Rosely Favero Bochete, de 68 anos, para relatar a diferença que as aulas de caiaque fizeram em sua vida: “é um ânimo a mais, sabe? Eu faço a aula e já fico esperando a próxima. Isso me dá energia, pois me proporciona equilíbrio, algo que com a idade a gente vai perdendo”. Ela é uma das diversas pessoas que praticam caiaque com as aulas do projeto Ita Remo, da Associação União Caiçara, sendo o principal exemplo da transformação que o esporte pode fazer na vida da população.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter
Uma das alunas mais antigas, ela se apaixonou pelo esporte de tal maneira que fala do caiaque com um carinho capaz de convencer qualquer um a ter a experiência de encarar o balanço da água em cima de uma pequena embarcação de único remo.
Mas Rosely é apenas um exemplo do trabalho realizado pela associação. Com objetivo de ensinar uma atividade diferente às crianças do bairro Jardim Coronel, inserindo uma rotina esportiva na vida dos jovens que moram em bairro distante com rasas oportunidades de lazer, a Associação União Caiçara, por meio da escola Ita Remo, oferece aulas gratuitas de canoagem a pessoas com idade a partir de 12 anos até o público da melhor idade.
“Quando eu dou aula, eu me transformo. É algo que já está enraizado. A satisfação pessoal baseia-se na alegria dos alunos, é gratificante”, relata o presidente da Associação e professor de caiaque, Agostinho dos Santos Mesquita Martins.
Leia mais
A união faz a força: Boletim apresenta projetos sociais parceiros do Município
ALÉM DO CAIAQUE
Mas o trabalho da Associação União Caiçara vai além da atividade esportiva. Isso porque a organização também trabalha a parte social com entrega de cestas básicas às famílias do bairro, ambiental com a coleta de lixo do braço de rio onde acontecem as aulas e educacional com atividades ligadas a biologia marinha.
Diretamente nas aulas, o projeto atende cerca de 30 alunos que não perdem um movimento dos professores Agostinho, Angela Justino Aguiar de Souza e Patrícia Aguiar Justino de Souza. Os responsáveis também organizam festas de Dia das Crianças, Natal e outras datas comemorativas para a comunidade da região.
ESCOLAS
A associação também recebe a visita de escolas para trabalhar com os alunos a conscientização ambiental de alunos com coleta seletiva do lixo, miniesculturas de animais marinhos, jogos de tabuleiros pedagógicos, hora da pintura e outras atividades. A ação também conta com palestras adaptadas para cada série e chama-se 1° Expo Educacional, Ambiental e Esportivo (Projeto Escola Ita Remo). As escolas devem entrar em contato com a associação para agendar a visita.
HISTÓRICO
Há 15 anos, Agostinho, Angela e Patrícia trabalham com atividade náutica. Ao ver que aulas de caiaque não existiam no Município surgiu a ideia de criar a associação. Aos poucos, a organização foi tomando forma e então, há um ano, a sede da associação atende jovens da região com diversos tipos de atividades. A Associação União Caiçara fica na Avenida Conceição de Itanhaém, 2600, no Jardim Coronel. O telefone para contato é (13) 99787-5668.
Palavras-chave: “Ita Remo”, aulas, caiaque
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
21/11/2024
Confira as sessões de cinema do Pontos Mis para novembro -
19/11/2024
Celebrando a Consciência Negra: uma jornada de Educação e Empoderamento nas Escolas Municipais -
19/11/2024
Itanhaém conquista Prêmio de Boas Práticas por evitar a transmissão vertical da Sífilis -
19/11/2024
ETEC de Itanhaém está com inscrições abertas para vestibulinho 2025 -
19/11/2024
Prefeitura inicia obras de drenagem e novo asfalto na Avenida João Batista Leal