Publicado em: 08/05/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:32

Saúde abre inscrições para castração de cães e gatos às famílias de baixa renda

CAUSA ANIMAL - Interessados devem procurar o posto de distribuição do Programa Vivaleite, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou fazer o cadastro pelo site da Prefeitura

Caso seja aprovado, o tutor receberá informações sobre o local, data, e horário em que ocorrerá a cirurgia

Com o objetivo de promover o controle reprodutivo de cães e gatos, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, iniciou o cadastro de famílias de baixa renda e de pessoas em situação de rua interessadas em castrar gratuitamente seus animais de estimação. Os interessados devem estar inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), e as inscrições poderão ser feitas nos postos de distribuição do Programa Vivaleite, nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), no Centro de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) ou neste link.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

A ação prevê a esterilização cirúrgica de 100 animais por mês, entre cães e gatos, com idade superior a seis meses de vida, com peso de até 15 quilos. O serviço de castração gratuito será realizado até o fim do ano. Os trabalhos acontecem em parceria com as secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social e Planejamento e Meio Ambiente.

Perdeu? Achou? Leve mais amor para dentro de casa, adote um animal
CRAS, PASS E CREAS têm horários especiais para atendimento ao público

A castração é um ato de amor, pois contribui para que os pets tenham uma vida mais saudável. Entre os benefícios, a diminuição do risco de doenças como câncer, redução de infecções urinárias, eliminação de gravidez psicológica, bem como o fim do risco das fugas e brigas que ocorrem por ocasião do cio. No ano passado, foram mais de 700 animais atendidos.

Inscrições

A pessoa de baixa renda deve estar inserida no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Para realizar o cadastro, deve comparecer em um dos dez pontos de distribuição do Programa Vivaleite (somente às segundas), no CRAS ou CREAS relacionados abaixo, ou neste linkpara preencher a ficha de inscrição com os dados pessoais do tutor do animal. Já as pessoas em situação de rua, atendidas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), serão direcionadas automaticamente pelos assistentes sociais do Município.

Após o cadastro, os profissionais farão a triagem para saber se o animal se enquadra nos requisitos exigidos. Caso seja aprovado, o tutor receberá informações sobre o local, data e horário em que ocorrerá a cirurgia. No ato da inscrição não é necessária a presença do pet. A Vigilância em Saúde não se responsabiliza pelo transporte dos animais até a clínica que fará o serviço.

Departamento de Vigilância em Saúde
Rua Benedito Celestino, 17, Vila São Paulo
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas.

Postos do Programa Vivaleite

Atendimento: somente às segundas-feiras, das 9 às 10h30.

Local Endereço Bairro
Associação AAMAVI Alameda Francisco André de Lima, 11 Umuarama
Associação de Dança de Itanhaém Rua Ketes do Rosário Domingues,160 Guapurá
Associação Guapiranga Rua Paulo Leandro de Lima, 335 Guapiranga
EM Pedrina Pompeu Bastos Avenida Coronel Seckler, s/nº Jardim Coronel
EM Filomena Dias Apelian Rua Existente, 31 Jardim Bopiranga
Grupo Vida Loty Rua Thaís, 837 Vila Loty

Unidades sociais

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas.

CRAS GAIVOTA – Centro de Referência da Assistência Social
Av. Flácides Ferreira, 775 – Gaivota