Publicado em: 30/06/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:30

Projeto usa sobras de materiais vegetais para enriquecer mudas

ÁRVORE - A compostagem é uma solução prática de destino útil aos resíduos que trazem benefícios ao meio ambiente e à saúde pública

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente elaborou em maio deste ano o projeto Piloto de Compostagem, que visa transformar resíduos verdes, que seriam destinados ao lixo, em adubo natural. O objetivo é reduzir as sobras de materiais vegetais e enriquecer a terra com nutrientes para as mudas de árvores nativas da Mata Atlântica do Município, cultivadas em viveiros no Centro de Pesquisa e Educação Ambiental.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

A compostagem é uma solução prática de destino útil aos resíduos que trazem benefícios ao meio ambiente e à saúde pública. Para a elaboração do adubo, as equipes utilizam restos de poda de árvores, como folhas e galhos e a própria terra.

Poda ou corte de árvore? Saiba como realizar o procedimento da forma correta
Prefeitura realiza mapeamento da coruja-buraqueira

O material produzido será empregado no cultivo de hortas e plantas como: Aroeira-pimenteira, Aroeira-salsa, Canafístula, Guanandi, Pau formiga, Cabeludinha, Manacá-da-serra, Chal-chal, Jacarandá-mimoso, Canelinha, Pitanga, Ipê-roxo, Ipê-rosa, entre outras.

“O projeto de resíduos provenientes do viveiro, produto que muitos consideram como descartável e que tem seu destino final o lixo, pode e deve ser reaproveitado. Além do baixo custo de produção, não causa impactos ambientais e é utilizado em jardins e hortas, devolvendo à terra, os nutrientes que necessita para mantê-la saudável”, esclarece William de Souza Carrillo, representante do departamento de Meio Ambiente.

Palavras-chave: , , , ,