Publicado em: 22/06/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:30

Prefeitura realiza mapeamento da coruja-buraqueira

MEIO AMBIENTE - A iniciativa tem como objetivo identificar os locais dos ninhos e colher informações da espécie

A ave possui a cabeça redonda, com sobrancelhas brancas, olhos amarelos, pernas longas e enxerga até cem vezes mais do que o ser humano

Quem passa ao longo da orla da praia, que se estende do Loty até o Gaivota, já se deparou com a presença das famosas corujas-buraqueiras (Athene cunicularia). A ave recebe este nome por cavar buracos no solo  e também em praias.  Visando a preservação e valorização da fauna silvestre local, a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente está realizando o mapeamento, identificação e cadastramento dos ninhos por toda a orla. E para auxiliar no estudo, as equipes da pasta elaboraram uma ficha para que a população possa colaborar com a proposta, sinalizando as áreas com informações da espécie.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Os dados coletados serão inseridos no novo protocolo que integra o ‘Projeto Coruja Buraqueira’, que tem como objetivo, preservar e valorizar a fauna silvestre local. A primeira fase do plano será realizada do Loty até o Centro, pela orla da praia, e, posteriormente, do Centro até o Gaivota.

Adote um amigo de quatro patas neste domingo na Praça do Belas Artes
Saúde abre inscrições para castração de cães e gatos às famílias de baixa renda

“Criamos um formulário para a população ajudar no propósito. Nele, será possível que o munícipe informe se no seu bairro possui algum ninho, e que envie a localização e as condições para que a equipe possa ir até o local coletar os dados”, esclarece William de Souza Carrillo, representante do departamento de Meio Ambiente.

CARACTERÍSTICAS

A coruja-buraqueira é uma ave de rapina de pequeno porte e mede aproximadamente 23 cm. Vive em buracos cavados no solo, daí o nome buraqueira. Essas aves têm a boa visão como principal característica. Enxergam até cem vezes mais do que o ser humano. Além disso, possuem uma ótima audição. A espécie possui a cabeça redonda, com sobrancelhas brancas, olhos amarelos e pernas longas.

O macho é ligeiramente maior e mais claro do que a fêmea. Durante o dia, a ave toma sol em galhos de árvores ou cochila em seu ninho. A época da reprodução começa entre março e abril. A fêmea põe em média de 6 a 11 ovos e a incubação dura de 28 a 30 dias. Quando os filhotes nascem, a responsabilidade da cria é dos machos.

CONSERVAÇÃO

Para conservar a vida animal local, evite jogar lixo nas praias. Se encontrar um buraco no solo, não tampe ou perturbe, pois pode ser habitat de uma coruja-buraqueira. Outra dica é não soltar pipas em locais com grande circulação de aves.

RESGATE

Caso encontre algum animal machucado ou debilitado, acione a Polícia Ambiental que atua no resgate e na reabilitação de animais silvestres durante 24 horas, por meio dos telefones (13) 3422-3765 e 3421-4560, ou pelo endereço Avenida Dom Sebastião Leme, 115, Ivoty.

Palavras-chave: , , , , , ,