Publicado em: 04/08/2022 - Última modificação: 04/08/2022 - 15:25

Atleta de Itanhaém se torna vice-campeão mundial de kitesurf

DESTAQUE - Gabriel Benetton, com apenas 17 anos, alcançou o segundo lugar no campeonato mundial da modalidade

A competição foi realizada em Tarifa, na Espanha

Além de ter belos pontos turísticos e paisagens como alguns de seus pontos mais atrativos, Itanhaém também é um espaço propício para a prática de esportes relacionados à água, como o kitesurf.  E agora o Município possui um vice-campeão mundial na modalidade. Recentemente, Gabriel Benetton, com apenas 17 anos e em seu primeiro mundial, alcançou o segundo lugar representando o Brasil na competição em Tarifa, na Espanha.

Crescido em Itanhaém, Gabriel sempre curtiu os esportes radicais. Começou a prática do kitesurf há quatro anos, antes disso, praticava wakeboard, modalidade o qual foi campeão brasileiro e campeão mundial Junior.

“A sensação de chegar à final foi incrível para mim, não esperava. A ficha só caiu quando a final acabou e chorei muito de emoção”, explicou Gabriel Benetton sobre a experiência de chegar ao segundo lugar numa competição mundial.

Criado em 1985, o esporte tem ganhado popularidade nos municípios costeiros.

Com similaridade ao surf, pois é praticado com uma prancha, o grande diferencial fica por conta da “pipa” (em inglês, “kite”), que fica presa no corpo do atleta por meio de cordas, como forma de impulsioná-lo. Os modelos coloridos podem ser vistos de longe.

Itanhaém conta com diversas iniciativas como escolinhas e núcleos destinados à prática esportiva, como exemplo a Estação Praia de Esportes, voltada aos esportes de praia no Cibratel.

CONQUISTAS –Com apenas 10 anos, Gabriel Benetton já era a grande promessa nacional nos esportes radicais. Em 2012 foi vencedor das três etapas do Campeonato Paulista, na categoria Dente de Leite.

No ano de 2013 foi o atleta mais jovem a conquistar o 3º lugar no Campeonato Mundial de Wakeboard e campeão Pan-Americano, na categoria Júnior. Já em 2014, foi eleito o atleta do ano pela Associação Brasileira de Wakebord (ABW). No mesmo ano, foi campeão do Red Bull Wake Premiere, do Gravel Tour (Campeonato Regional da Flórida, nos EUA) e do Wake Games (competição de nível mundial realizado em Orlando). Em 2020, foi o primeiro colocado na categoria Strapless freestyle no kite surf.

Agora em 2022, Gabriel se tornou vice-campeão mundial de kitesurf, levando seu nome e o de Itanhaém a pódios mundo afora.

Palavras-chave: , ,