Publicado em: 23/09/2022 - Última modificação: 23/09/2022 - 10:35

Com minicidade, “Educando Para o Trânsito” conscientiza crianças nas escolas

SEGURANÇA - A ação faz parte da programação em alusão a Semana Nacional de Trânsito, que se estende de 18 a 25 de setembro

O projeto “Educando Para o Trânsito” é desenvolvido nas unidades escolares e atende os alunos da educação infantil da Rede Municipal de Ensino há 14 anos. O projeto é itinerante e monitores e professores ensinam os estudantes a obedecerem à sinalização, placas, leis e regras de trânsito, com o propósito de tornar os pedestres de hoje motoristas conscientes no futuro. A ação faz parte da programação em alusão a Semana Nacional de Trânsito, que se estende de 18 a 25 de setembro, para conferir a programação das palestras e minipistas confira a matéria neste link.

O projeto institui a educação para o trânsito por meio de atividades realizadas na “minicidade de trânsito”, representada por monumentos históricos e as principais avenidas e ruas de Itanhaém. As crianças transitam de bicicleta pelo espaço e aprendem de forma segura a importância de pequenas atitudes que podem ser fundamentais para o trânsito como atenção no momento de atravessar a rua.

Este ano as Escolas Municipais já começaram a receber as atividades do projeto, que serão realizadas até o dia 25.

O Secretário de Trânsito e Segurança Municipal, Antonio Carlos da Silva, destaca importância do projeto para a formação das crianças. “Além de aprender sobre segurança no trânsito, as crianças que acabaram de sair de um cenário pandêmico, também trabalham desenvolvendo sua coordenação motora ao andar de bicicleta. É uma atividade física e saudável para as crianças que passam tanto tempo em aparelhos tecnológicos hoje em dia”, ressalta.

DIA NACIONAL DO TRÂNSITO – Celebrado no dia 25 de setembro, mesma data em que se promulgou por meio da Lei nº 9.503, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no ano de 1997. Essa lei surgiu para aumentar o rigor nas fiscalizações das vias de tráfego do Brasil e para substituir a lei antiga, datada de 1966. O objetivo primordial era diminuir o número de acidentes no país. O Dia do Trânsito representa uma importante data, utilizada para a conscientização pública, no sentido de promover um maior humanismo nas estradas e ruas por onde se deslocam automóveis, motocicletas, caminhões, ônibus, ciclistas e pedestres. A semana do dia 25 de setembro, por esse motivo, é demarcada como a Semana Nacional do Trânsito.