Publicado em: 07/10/2022 - Última modificação: 07/10/2022 - 14:24

Projeto “Itanhaém Cidade Criativa” será lançado neste sábado (8) durante a Virada SP

CULTURA - Itanhaém será candidata a rede de cidades Criativas da Unesco, composta por 295 municípios em 90 países, em sete áreas criativas

O Município está recebendo mentoria especializada para elaboração do plano de desenvolvimento de economia criativa

Itanhaém lança oficialmente, neste sábado (8), o projeto ‘Itanhaém Cidade Criativa’ durante a abertura da Virada SP. O objetivo principal é o desenvolvimento de um Plano Municipal de Economia Criativa e terá como resultado a candidatura de Itanhaém a rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no campo do Artesanato e Folclore.

A ação integra a chamada pública Cria SP, que contemplou 10 municípios do Estado com a consultoria para construção do Plano. “Para este evento, convidamos a comunidade, fazedores de cultura e profissionais dos ramos de economia criativa do Município para o pontapé inicial do projeto que será construído com a contribuição de toda comunidade”, destacou o diretor de Cultura de Itanhaém, Tony Sheen.

Com este programa, o Município está recebendo mentoria especializada para elaboração do plano de desenvolvimento de economia criativa, sendo capacitado para reunir elementos necessários para pleitear o ingresso na Rede de Cidades Criativas da Unesco.

Nesse projeto, minuciosa cartografia será elaborada reunindo informações sobre patrimônio, associações, entidades, instituições, grupos, espaços, eventos, fazedores de cultura, e tudo que possa demonstrar o potencial da Cidade para o desenvolvimento a partir da criatividade. Os dados servirão de base para construção do Plano.

REDE CIDADES CRIATIVAS – Criada em 2004, tem por objetivo favorecer a cooperação entre cidades que consideram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável, em seus aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais. As cidades que aderem à Rede comprometem-se a compartilhar boas práticas e a desenvolver parcerias para promover as indústrias da cultura e da criatividade no âmbito de seus planos de desenvolvimento urbano.

Atualmente, a Rede é composta por 295 cidades em 90 países, em sete áreas criativas: artesanato e arte folclórica, design, cinema, gastronomia, literatura, mídia e música. No Brasil, 12 cidades fazem parte da Rede da Unesco: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes populares; Salvador (BA) e Recife (PE), na música.

Palavras-chave: , , ,