Serviços
acessibilidade



Publicado em: 17/11/2022 - Última modificação: 17/11/2022 - 12:08
[email protected]

Gabinete de Leitura recebe oficina sobre pássaros urbanos neste sábado (19)

CULTURA - A atividade acontece na Praça Narciso de Andrade, 149, Centro



A atividade integra a exposição “Céu, o telhado do mundo”, em cartaz no Museu Conceição e no Gabinete de Leitura. A entrada é gratuita.

Compartilhar:

O Gabinete de Leitura José Rosendo recebe, no próximo sábado (19), às 14 horas, a oficina “Observação de pássaros urbanos”, de Márcio Ribeiro. A atividade integra a exposição “Céu, o telhado do mundo”, em cartaz no Museu Conceição e no Gabinete de Leitura. A entrada é gratuita.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

“Quando ouvimos falar da observação de pássaros, muitos imaginam uma expedição no meio da mata ou em um local mais preservado, que seria preciso uma organização, tempo e dinheiro”, comenta Márcio. “A proposta da oficina é chamar a atenção para os pássaros que estão a nossa volta, no dia a dia, que nos acompanham para o trabalho, escola ou a um passeio na praça”.

Criada para leigos e com uma linguagem popular, não científica, a oficina se dá por meio da apresentação de fotos de aves, com comentário fruto da observação pessoal de Márcio. O interessado irá se familiarizar com as aves mais comuns do meio urbano, que podem ser vistas por qualquer um — evidenciando como a natureza é acessível e bem presente, mesmo em meios urbanos.

Sobre isso, Márcio conclui: “Quando procuramos algo da natureza, fazemos um deslocamento para um local ou assistimos canais especializados em fauna e flora. Mas muita coisa está diante dos nossos olhos, basta querer ver. Ficar atento a essas coisas é importante por que poderemos enxergar também o ser humano, alguém necessitado ou uma barriga roncando”.

SOBRE O OFICINEIRO — Márcio Ribeiro é jornalista, técnico em turismo, técnico em Lazer e Recreação, monitor ambiental e especialista em observação de pássaros urbanos.


Palavras-chave: