Publicado em: 24/03/2023 - Última modificação: 24/03/2023 - 16:49

Em celebração aos 50 anos de Mulheres de Areia, Itanhaém recria clássica abertura

TELEDRAMATURGIA - Exibida pela extinta TV Tupi e gravada em Itanhaém, a telenovela completa 5 décadas da estreia no próximo dia 26 de março

Para celebrar os 50 anos da estreia de uma das novelas mais clássicas da história da televisão brasileira e que marcou profundamente Itanhaém, a Secretaria de Comunicação Social realizou uma releitura da icônica abertura. Exibida pela extinta TV Tupi e gravada na Praia dos Pescadores, a telenovela completa 5 décadas de estreia no próximo dia 26 de março e até hoje é considerado um dos maiores sucessos do gênero.

CONFIRA A RELEITURA

A abertura de Mulheres de Areia também se tornou um dos grandes clássicos. Estrelado pela consagrada Eva Wilma, a personagem corre pela Praia dos Pescadores e também tem como destaque as famosas esculturas de areia produzidas por “Tonho da Lua” (interpretado por Gianfrancesco Guarnieri).

“É uma singela homenagem a uma grande personagem da Cidade, Eva Wilma, que amou Itanhaém e nunca perdeu os laços. Mulheres de Areia é um grande marco, trouxe inúmeros turistas, fez nossa Cidade ser conhecida em todo o Brasil e até hoje é lembrada com carinho por todos”, destacou o secretário de Comunicação Social, Luciano Netto.

FOTOS DAS GRAVAÇÕES

FOTOS DA ESCULTURA DE AREIA

A releitura homenageando a tão marcante novela foi realizada pela equipe da Secretaria de Comunicação Social. A publicitária Vitória Buonfiglio interpreta Ruth/Raquel (Ewa Wilma), enquanto que a produção, as captações de imagem e a edição foram realizadas por Matheus Santana, Felipe Coelho, Felipe Santos e Josy Inacio. A ideia original é do servidor efetivo Gilberto Pereira e as esculturas foram produzidas gentilmente pela artista plástica Renata Louzada, do projeto Escultura em Areia.

EVA WILMA E CARLOS ZARA – Mulheres de Areia foi a novela que consagrou Eva Wilma e Carlos Zara, que fizeram inúmeros pares românticos ao longo da carreira. Poucos anos mais tarde das gravações, eles casaram na vida real e passaram a visitar assiduamente Itanhaém. Zara faleceu em 2002, aos 72 anos, e Eva Wilma, em 2022, aos 87 anos.

Nas comemorações do aniversário de 472 anos de fundação de Itanhaém (2004), Eva Wilma recebeu a medalha Padre José de Anchieta e, em 2018, recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadã Itanhaense, projeto de autoria do vereador Hugo Di Lallo. O Centro de Capacitação do Professor e Teatro Municipal, localizado no Centro, leva o nome de Eva Wilma.

MEMÓRIA – A trama da consagrada autora Ivani Ribeiro foi exibida pela extinta TV Tupi de 26 de março de 1973 a 5 de fevereiro de 1974 e foi um marco na Cidade e na teledramaturgia brasileira.

O nome da novela é originário das esculturas de areia da praia esculpidas por um dos personagens centrais da história, o Tonho da Lua (Gianfrancesco Guarnieri). As esculturas eram realizadas na verdade pelo artista Serafim Gonzalez, que também atuou na trama, mas interpretando o personagem Alemão.

Após a novela, para marcar as gravações externas, Serafim Gonzalez esculpiu uma estátua em pedra na Praia dos Pescadores, em frente à Ilha das Cabras. Mais tarde, a escultura foi substituída por outra de fibra, dessa vez esculpida pelo filho do autor original, Daniel Gonzalez.

TRAMA – A Praia dos Pescadores foi o cenário real que se passou a ficção que envolveu as jovens irmãs gêmeas Ruth e Raquel (interpretadas por Eva Wilma), filhas de pescadores de Itanhaém. Apesar de serem idênticas, as irmãs têm personalidades completamente opostas: Ruth é doce e romântica; e Raquel, ambiciosa e falsa.

Personagem marcante, Tonho da Lua (Gianfrancesco Guarnieri) é escultor e tem deficiência mental. O artista tem um amor platônico por Ruth, mas esconde por vergonha e sofre com as maldades da irmã-má. O jovem e galã Marcos Assunção (Carlos Zara) e o vilã Wanderley (Edgard Franco) são outros grandes protagonistas.

A trama teve muitas reviravoltas no enredo e foi um enorme sucesso na década de 1970, tendo como ponto alto as cenas das irmãs gêmeas interpretadas por Eva Wilma, vencedora do Troféu Imprensa de melhor atriz de 1973. A trama contou ainda com muitos outros artistas consagrados como Cláudio Corrêa e Castro, Cleyde Yáconis, Antônio Fagundes, Ana Rosa, Rolando Boldrin e Adoniram Barbosa. O grande sucesso de Mulheres de Areia rendeu uma nova versão em 1993, produzida pela Rede Globo, também escrita por Ivani Ribeiro, com colaboração de Solange Castro Neves.