Publicado em: 17/04/2023 - Última modificação: 17/04/2023 - 17:57

Novo Centro de Operações e Inteligência (COI) será inaugurado nesta terça (18)

SEGURANÇA - O novo local ampliará a integração efetiva e em tempo real de todas as corporações policiais – Guarda Civil Municipal, Policia Militar e Polícia Civil

Em comemoração ao aniversário de 491 anos, Itanhaém inaugura nesta terça-feira (18), às 10 horas, o novo espaço do Centro de Operações e Inteligência (COI), que ampliará a integração efetiva e em tempo real de todas as corporações policiais – Guarda Civil Municipal, Policia Militar e Polícia Civil. A nova sala de monitoramento está localizada na sede da Guarda Civil Municipal, na Rua Tietê, 277, no Suarão.

O COI é um importante equipamento da Administração Municipal, pois auxilia no policiamento preventivo, usado como flagrante de delitos e na reconstituição dos passos do suspeito. Casos como acidente de trânsito com vítima, tentativa de furto, apoio a Justiça e/ou Ministério Público, arrombamento, ameaça, apoio à Polícia Civil, uso ou porte de entorpecentes, escolta, entre outros, fazem parte das ocorrências.

Ao todo, 1141 câmeras de monitoramento estão distribuídas em pontos estratégicos da Cidade, sendo que 26 delas são do modelo OCR (que realizam a leitura de placas de automotores e identificam veículos roubados), 21 da tecnologia Speed Dome, que permite a filmagem de locais amplos, com rotação de até 360º e 333 são modelos fixos, que além de prestarem respaldo às de 360º, também oferecem maior precisão nos registros. Outras 761 estão instaladas em prédios públicos, entre eles as escolas municipais.

Para um efetivo desempenho das operações de monitoramento, a Guarda Civil Municipal trabalha em conjunto com agentes de trânsito em um trabalho contínuo de 24 horas, onde permanecem em constante comunicação para abordarem e/ou intervirem nas mais diversas ocorrências que possa haver. Eles mantêm constante comunicação com as polícias Civil e Militar para rápida resolução de ocorrências.

O novo espaço atuará com o sistema CCONET que permite o registro, despacho e controle das ocorrências de forma ágil e simples, sempre objetivando a rapidez e segurança no atendimento aos cidadãos, e ainda, comunicação via Rádio Digital com novos rádios fixos e sistema telefônico com aparelhos que possuem rastreadores de chamada e gravação de todas as conversas.

Além de um local mais amplo, com um maior número de estações, e capacidade para ampliação, o novo COI conta ainda com sala especial para a recepção do inspetor responsável pelo setor, vestiário feminino e masculino, e cozinha, pensando no bem-estar dos funcionários que trabalham no local.

“É um importante equipamento no auxílio da segurança pública municipal. Com ele, os agentes que atuam no COI e os que estão nas ruas estão em constante comunicação e ambos são informados quando há algum tipo de problema. Além disso, a central de monitoramento mantém comunicação ágil com as polícias Militar e Civil, o que torna rápida a comunicação com as viaturas”, enfatizou o secretário de Trânsito e Segurança, Milton Campos.