Publicado em: 20/04/2023 - Última modificação: 20/04/2023 - 16:29

Desfile Cívico de aniversário celebra os 50 anos de “Mulheres de Areia” neste sábado (22)

TRADIÇÃO - A comemoração dos 491 anos de Itanhaém, inicia às 8 horas, no Paço Municipal, com o hasteamento da bandeira

Neste sábado (22), Itanhaém comemora 491 anos. E, há 50 anos, a primeira versão da novela Mulheres de Areia estava sendo filmada na cidade, pela extinta Tv Tupi. Para celebrar as datas, o tradicional desfile cívico de aniversário, que acontece na Orla do Centro será em homenagem a uma das novelas mais clássicas da história da televisão brasileira e que marcou profundamente Itanhaém. Os festejos iniciam às 8 horas, no Paço Municipal, com o hasteamento da bandeira e execução dos hinos nacional e municipal.

A partir das 9 horas, o desfile apresenta o quanto a cidade se evidenciou depois das gravações da novela “Mulheres de Areia”, contando a história dessa trajetória até os dias atuais. A ideia é que o público acompanhe esse percurso histórico ao ver as escolas apresentarem o tema. Desde a vinda dos turistas para conhecer a Praia dos Pescadores, onde foram gravadas as cenas, até as histórias acerca dos atores que representaram grandes personagens, como Eva Wilma, Carlos Zara e Gianfrancesco Guarnieri.

Na oportunidade, o público presente também poderá aprender um pouco mais sobre o modo de vida caiçara, sua história e cultura, que tanto encanta moradores e visitantes da cidade.

No total 33 escolas municipais participam do desfile, além de entidades, Centro de Línguas, grupos da terceira idade, o colégio Masa, e Bandas Marciais da região. A iniciativa faz parte da programação especial em alusão aos 491 anos de Itanhaém.

Ainda durante o evento, uma ação de incentivo a cultura da paz nas escolas será realizada com o objetivo de alertar e conscientizar a sociedade.

CONVENTO – Na sequência do desfile, será realizado o ato de reabertura do Convento Nossa Senhora da Conceição, e a Missa de Ação de Graças.