Publicado em: 06/06/2023 - Última modificação: 06/06/2023 - 14:52

No Dia do Cinema Nacional, Itanhaém recebe a oficina “Cinema x Teatro”

CULTURA - A oficina será no Centro de Treinamento da CMTECE, localizado na Avenida Condessa de Vimieiros, 1131, Centro

No dia 19 de junho é celebrado o Dia do Cinema Nacional. E a programação do programa Pontos MIS deste mês, além de sessões de cinema com produções nacionais, traz ao município de Itanhaém a oficina “Cinema x Teatro”. Ministrada pela atriz e diretora Vanise Carneiro, a oficina irá expor os paralelos entre a linguagem cinematográfica e a linguagem teatral.

A oficina enfoca de que forma suas particularidades interferem diretamente no trabalho do ator. Partindo da análise da presença do ator no cinema e no teatro, serão abordadas ainda questões técnicas e estéticas, diferenças e semelhanças e a maneira como se dá a comunicação na relação ator/câmera/espectador.

O interessado deve se inscrever previamente, via formulário online, neste link. A oficina acontece na segunda-feira dia 19, das 13 às 17 horas, no Centro de Treinamento da CMTECE, localizado na Avenida Condessa de Vimieiros, 1131, Centro.

Gratuita e com até 60 vagas, a atividade é indicada para interessados em geral, maiores de 14 anos. Ao final da oficina serão concedidos certificados de participação.Para mais informações, entrar em contato pelo número (13) 3421-1700, ramal 245.

OFICINEIRA — Vanise Carneiroé atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco e pesquisadora em cinema, cursou Bacharelado em Artes Cênicas pela UFRGS.  Atuou em diversos espetáculos teatrais, curtas, longas-metragens e minisséries para TV.  Por sua atuação em cinema e teatro recebeu diversos prêmios, entre eles prêmio Açorianos e prêmio José Lewgoy de Melhor Atriz. Foi também premiada nos festivais de cinema de Gramado, Brasília, Ceará e São Luis do Maranhão. Desenvolveu a pesquisa: Atuação para cinema – o trabalho do ator da preparação à filmagem, com bolsa de pesquisa do Fundo Municipal de Apoio à Arte de Porto Alegre. Nos últimos anos vêm ministrando oficinas de atuação e desenvolvendo o trabalho de preparação de elenco, com atores e não atores, para cinema. Vive em São Paulo desde 2011.

PONTOS MIS — O programa é uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura com o Museu da Imagem e do Som (MIS) de SP, com o objetivo de percorrer diferentes municípios do estado com uma programação repleta de atividades culturais na linguagem audiovisual.

Palavras-chave: , , ,