Publicado em: 26/10/2023 - Última modificação: 06/11/2023 - 14:17

Itanhaém abre Consulta Pública para revisão do Plano Diretor de Turismo

REVISÃO - O documento é essencial para que sejam planejadas as metas do Município para os próximos quatro anos, permitindo assim que a Cidade cresça de maneira ordenada e sustentável.

Trazendo a sociedade para discutir as metas do setor no Município para os próximos anos, a Prefeitura de Itanhaém abriu Consulta Pública para a revisão do Plano Diretor de Turismo de Itanhaém (Lei nº 4.229/2018). As sugestões dos munícipes irão subsidiar uma Audiência Pública programada para ser realizada em 21 de novembro deste ano.

A Consulta Pública está disponível a partir desta quinta-feira (26) e vai até o dia 5 de novembro e pode ser acessada neste link. O documento é essencial para que sejam planejadas as metas do Município para os próximos quatro anos, permitindo assim que a Cidade cresça de maneira ordenada e sustentável.

A revisão vai atualizar diretrizes, analisar projetos executados e em andamento, determinar ações para os próximos anos e prioridades, pensando tanto no desenvolvimento do turismo quanto na melhoria da qualidade de vida dos itanhaenses.

Após concluída a fase da Consulta Pública, o documento será discutido no dia 8 de novembro junto ao Conselho Municipal de Turismo de Itanhaém (COMTUR). A etapa seguinte será a Audiência Pública, que acontecerá dia 21 de novembro, das 18 às 20 horas, na Secretaria de Turismo, e após será encaminhado para a Câmara Municipal.

“Estamos trazendo a sociedade para discutir e revisar o nosso Plano Diretor e capacitando nosso Trade Turístico para a discussão. Queremos um documento que traga a identidade da nossa Cidade, que retrate a nossa realidade e que contribua para o desenvolvimento do Turismo do Município”, destaca o secretário de Turismo, Rodrigo Zanella.

O atual Plano Diretor de Turismo de Itanhaém foi criado em 2017 e instituído pela Lei Municipal n.º 4.229, de 22 de março de 2018, tendo vigência de 10 anos, em atendimento a Lei Complementar Estadual nº 1.261, de 29 de abril de 2015. O documento estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico.

TRADE – Nesta quarta-feira (25), a revisão do Plano Diretor de Turismo de Itanhaém foi apresentado ao Trade Turístico, em encontro na Colônia de Férias do Senai. Participaram técnicos e servidores da Secretaria de Turismo, Associação Comercial de Itanhaém (ACAI), membros do COMTUR e Associação dos Empreendedores do Turismo de Itanhaém (ASSETURI).

CAPACITAÇÃO – Itanhaém iniciou, no último dia 20, a capacitação promovida pelo SENAC para o planejamento, elaboração e atualização do Plano Diretor de Turismo. O curso, com duração de 66 horas, é dividido em nove encontros. A capacitação conta com a participação de 25 pessoas do Trade Turístico.

Palavras-chave: , , ,