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Itanhaém economiza quase R$ 500 mil com digitalização de processos
TECNOLOGIA - O levantamento foi realizado pela Secretaria de Urbanismo, que segue investindo na modernização dos procedimentos

Além da agilidade e facilidade na tramitação dos processos, a implantação da plataforma Aprova Digital tem gerado uma grande encomia aos cofres públicos. Em um recente levantamento da Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Urbanismo, a digitalização dos processos gerou uma economia de R$ 480.484,88 somente neste ano.
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Para chegar a este cálculo, o levantamento realizado levou em consideração alguns fatores que geram custos a máquina pública e foram economizados com a digitalização dos processos: aquisição de materiais e logística interna; atendimento presencial e protocolo; infraestrutura de impressão e rede; arquivo físico e espaço ocupado; impactos ambientais e tempo de servidores.
Além da grande economia de recursos, o levantamento também apontou que foram liberadas 3.232 horas de trabalho que seriam desempenhadas manualmente por servidores públicos.
A Secretaria de Urbanismo segue investindo na modernização dos procedimentos, avaliando os impactos diretos em custos, tempo, infraestrutura, eficiência e sustentabilidade. Somente este ano, já foram digitalizados 2.424 processos físicos.
“O objetivo principal deste levantamento é evidenciar os custos invisíveis da tramitação física de processos, que muitas vezes não são registrados de forma direta no orçamento, mas geram um impacto significativo no dia a dia da administração pública”, destacou o secretário de Urbanismo, Marcelo Gomes.
APROVA DIGITAL – Em 2023, o processo para análise e aprovação de projetos relacionados à construção civil em Itanhaém ficou mais moderno, ágil e simplificado. Cidadãos que aguardavam meses para serem atendidos, após a implantação do Aprova Digital, têm seu pedido atendido em apenas alguns dias. Ou seja, a tecnologia substituiu requerimentos físicos e impressos, por formulários preenchidos por computador ou celular, 24 horas por dia, tornando o processo mais eficiente e transparente.
Além da análise mais rápida do pedido de alvará, os trâmites podem ser acompanhados on-line pelo profissional responsável pela obra. A nova plataforma desburocratizou a concessão de alvarás de licença para construções e reformas, garantindo economia aos cofres públicos e novos investimentos para a Cidade.
Palavras-chave: obras particulares, processos, tecnologia, urbanismo
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