Publicado em: 22/04/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:08

Aniversário da Cidade teve desfile e reinauguração da Casa da Criança

486 ANOS - A solenidade teve o tradicional hasteamento da Bandeira e, logo depois, jovens da Rede Municipal fizeram homenagens às estâncias turísticas do Estado

Programação do dia começou com solenidade no Paço Municipal

Itanhaém completou 486 anos neste domingo (22) e a festa foi para toda população. A solenidade de aniversário teve o tradicional hasteamento da Bandeira e o Desfile Cívico, que trouxe para a Nova Orla do Centro homenagens às demais estâncias turísticas do estado de São Paulo, com participação dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Logo depois, houve a reinauguração da Casa da Criança, estrutura no Jardim Oásis que atende estudantes durante o contraturno escolar.

Confira as fotos:

Hasteamento da Bandeira | Desfile Cívico | Reinauguração da Casa da Criança

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Logo cedo, houve o hasteamento da Bandeira no Paço Municipal, reunindo autoridades municipais, como o prefeito Marco Aurélio Gomes, o vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura e Esportes, Tiago Cervantes, o presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Dias, e os demais vereadores e secretários. O deputado federal Roberto de Lucena esteve presente e discursou ao público presente. A solenidade contou com apresentação da Banda Marcial de Itanhaém.

“Estamos aqui para celebrar Itanhaém, comemorar mais um aniversário com várias novidades. É uma enorme satisfação ver o sorriso das pessoas, afinal de contas, procuramos investir sempre em qualidade de vida. Em breve, teremos mais novidades, como a inauguração do novo Portal Turístico e o término da reurbanização da Alameda Emídio de Souza. É desta forma que conduzimos a Cidade, com muito empenho”, discursou o prefeito Marco Aurélio Gomes.

DESFILE CÍVICO – O evento reuniu 35 escolas e projetos, além do Grupo Conviver, do Balé, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), integrantes dos programas Tempo Todo e Aqui Tem Esporte. No final, também participaram membros da Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, SAMU e Guarda Civil Municipal (GCM).

O tema foi escolhido em homenagem às estâncias balneárias, turísticas, climáticas e hidrominerais do estado de São Paulo. Algumas turmas retrataram símbolos dos municípios, como foi o caso da EM Profª Divani Maria Cardoso, da Vila Loty, que homenageou Cananéia e Guarujá, utilizando símbolos de peixes e animais marinhos, como o golfinho. “Como são lugares ligados à pesca, utilizamos esse símbolo”, disse a professora Cecília Ribeiro. “Utilizamos materiais reciclados, como aros de papelão. Foi muito legal a montagem juntamente com os alunos”.

Outros vieram a caráter, como foi o caso de João Pedro Oliveira da Silva, de 10 anos, da EM Diva do Carmo Alves de Lima. Ele estava trajado como um praticante de canoagem. “Gosto muito de esporte, foi bacana conhecer essa modalidade”, explicou o jovem. Sua escola homenageou duas cidades, Santa Rita do Passa Quatro e Santo Antônio do Pinhal. A professora Marina Angélica de Azevedo explicou: “Falamos sobre esportes radicais, no total, nove modalidades. Isso é fundamental para ampliar o conhecimento dos alunos. Contamos com a ajuda dos pais, que participaram ativamente e ajudaram na apresentação”.

Houve também os chamados participantes de primeira viagem. É o caso de Luiz Henrique Menezes de Jesus Silva, que aos 15 anos passou a fazer parte da fanfarra da EM Bernardino de Souza Pereira, tocando caixa. “Fiquei um pouco ansioso, mas feliz em participar. Meus pais vieram assistir”, disse o garoto. “Ensaiamos três vezes por semana e viemos apresentar algumas músicas conhecidas, de funk, desenho animado”.

CASA DA CRIANÇA – Logo na sequência, as autoridades se deslocaram para o Jardim Oásis, onde houve a reinauguração do espaço, que foi batizado em homenagem a Ana Helena Zanella Baena Fernandes. O local atenderá 200 crianças de 6 a 14 anos no contraturno escolar. Com o prédio totalmente reformado, as atividades serão reiniciadas já na próxima terça-feira (24) – até o término das obras, elas estavam sendo ministradas na EM Harry Forssell.

A Casa da Criança conta com sete salas de aula, anfiteatro, secretaria, sala de professores e refeitório, tudo climatizado e devidamente adaptado. Na área externa, conta com uma horta e uma quadra para a prática de esportes. O polo faz parte do Programa Tempo Todo, que atende crianças desta faixa etária em seis núcleos da Cidade. Além disso, o prédio sediará a sala administrativa do Projeto Guri, que fez uma apresentação musical para marcar a solenidade de entrega.

Além das autoridades municipais, da coordenadora do Programa Tempo Todo, Neiva Guidolin, e da coordenadora da Casa da Criança, Aline Freitas, a reinauguração também teve a presença do deputado estadual Caio França. O vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura e Esporte, Tiago Cervantes, falou sobre a importância do espaço reformado. “A gente tem trabalhado com muita vontade. A Casa da Criança certamente ajudará muitas famílias. As crianças são o bem maior que nós temos e os pais podem ter certeza de que os seus filhos serão bem tratados, com o que há de melhor no Município”.

Já o prefeito Marco Aurélio Gomes destacou os avanços no Jardim Oásis. “É preciso deixar um legado para a população. Hoje, este bairro tem 95% de suas ruas pavimentadas, e em breve será concluída a Praça da Juventude. Recentemente, assinamos um convênio com o Governo do Estado para iniciar uma nova creche, que atenderá aproximadamente 150 crianças. São avanços que beneficiarão, sobretudo, as próximas gerações”, destacou.

Palavras-chave: , , , , , , , ,