Publicado em: 17/01/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:20

Com responsabilidade, saiba quando se deve acionar os profissionais do SAMU

CONSCIÊNCIA - Muitas pessoas ligam até mesmo por ocorrências corriqueiras, como gripes, dores de cabeça e febre, e, assim, ocupam tempo de uma ocorrência real

Os Serviços de Urgência e Emergência estão à disposição do usuário 24 horas por dia, no entanto, nos últimos tempos, a quantidade de trotes realizados acaba por comprometer o uso e disponibilidade destes serviços. Além disso, muitas pessoas ligam até mesmo por ocorrências corriqueiras, como gripes, dores de cabeça e febre, e, assim, ocupam o tempo de uma ocorrência real. Saiba quais são as situações em que se deve realmente ser acionados os serviços.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Na dúvida, questione-se quanto a isso: a situação é realmente grave, podendo até mesmo envolver risco de vida? Se a resposta for sim, não há porque hesitar em solicitar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo 192, ou o Corpo de Bombeiros pelo 193, conforme a necessidade da ocorrência. Contudo, abaixo estão discriminados alguns quadros realmente críticos, que, se não atendidos, podem comprometer a vida:

ESTATÍSTICA – Somente no ano passado, o SAMU atendeu 149.782 ligações, das quais 9.880 foram caracterizadas como trotes. Cada solicitação falsa ou de gravidade baixa pode comprometer uma vida por deixar de ser socorrida. Além do mais, algumas ocorrências podem até mesmo mobilizar o deslocamento de outros serviços como a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros.

Quando devo chamar o SAMU?

1 – Dores no peito de aparecimento súbito;

2 – Trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do feto;

3 – Sangramentos e hemorragias;

4 – Queimaduras graves;

5 – Situações de intoxicação ou envenenamento;

6 – Acidentes de trânsito com atropelamento;

7 – Queda acidental e perda de consciência;

8 – Crises convulsivas.

Quando devo chamar os Bombeiros?

1 – Acidentes com pessoas presas nas ferragens;

2 – Salvamentos aquáticos;

3 – Tentativas de suicídio;

4 – Vazamento de gás;

5 – Quedas de alturas com mais de 7 metros;

6 – Deslizamento de terra e desabamentos;

7 – Choques elétricos e incêndios.

Palavras-chave: , , ,