Publicado em: 14/02/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:57

Defesa Civil está preparada para chuvas de Verão; população pode acioná-la 24h por dia

PROTEÇÃO - Profissionais estão em alerta, acompanhando os índices pluviométricos e as previsões da Marinha do Brasil

Além do sol e calor típicos do Verão, as fortes chuvas e tempestades também são características marcantes da estação. Isso porque as altas temperaturas deixam o ar com maior capacidade para armazenar a umidade (vapor) que, em grande quantidade, se transforma em chuva. Por isso, a Defesa Civil do Município está em alerta, acompanhando os índices pluviométricos e as previsões da Marinha do Brasil.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Itanhaém, Edgard da Silva, o órgão está em alerta, preparado e acompanhando diariamente as perspectivas da previsão do tempo. “Neste período de Verão, a possibilidade de chuvas e tempestades são grandes. Por isto, todos os serviços públicos que integram a Comissão Municipal da Defesa Civil estão à disposição 24 horas por dia, para que possamos prestar um pronto atendimento em algum caso de urgência”, ressalta Edgard.

Ele ainda completa dizendo que a Defesa Civil possui parceria com outros órgãos de proteção e segurança: “também temos uma relação direta com o Corpo de Bombeiros e outros setores da sociedade civil para prestarmos auxílio. A população pode ligar no 199, telefone da Defesa Civil, a qualquer momento. Além disso, o meu telefone também está disponível no site da Prefeitura. Podem nos comunicar, estaremos sempre aqui para protegê-los”, finaliza.

Ações de prevenção a acidentes

Para evitar acidentes, a Defesa Civil Estadual disponibiliza gratuitamente alertas via SMS para transmitir informações sobre as condições climáticas e os possíveis riscos na região em que você vive. A medida visa diminuir as chances de vítimas fatais em casos de chuvas fortes, enchentes, deslizamentos, incidência de raios, entre outros fenômenos. Para receber as informações, basta enviar uma mensagem com o número do CEP para o número 40199.

Rios

Como ação de prevenção a enchentes, a Secretaria de Serviços e Urbanização de Itanhaém vem realizando a limpeza dos principais rios da Cidade. O intuito é diminuir o número de ocorrências ocasionadas por fortes temporais e garantir o escoamento das águas fluviais.

Lixo

A intervenção humana também reflete diretamente no aumento das chances de ocorrem as enchentes. Você pode pensar que um simples papel não gera um grande impacto, mas o acúmulo de lixo descartado nas ruas impede a passagem da água, provocando alagamentos e enchentes e quem mais sofre com esses problemas são os moradores. Por isso, além dos trabalhos realizados pela Prefeitura, os munícipes precisam se conscientizar sobre a forma correta de armazenar os resíduos sólidos.

Palavras-chave: , , , ,