Publicado em: 14/02/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:57

Plataforma do Google inova modelo de ensino em Itanhaém

EDUCAÇÃO - Novidade pedagógica permite que alunos e professores tenham acesso a ferramentas que ajudam no desempenho escolar

Plataforma busca ampliar os horizontes de professores e alunos que estarão cada vez mais conectados utilizando uma linguagem moderna

Um conjunto de ferramentas didáticas que conectam professor e aluno passará a fazer parte da Rede Municipal de Ensino. As inovações pedagógicas vêm por meio de uma parceria entre Prefeitura de Itanhaém e a plataforma Google for Education, criada especialmente para desenvolver a criatividade de alunos e professores dentro e fora do ambiente escolar. O investimento torna o Município pioneiro da Baixada Santista a selar com o Google o compromisso de investir em um novo modelo de ensino.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Plataforma Google For Education

A caminho da fase de implantação, cerca de 50 profissionais entre professores e gestores do ensino fundamental anos finais (6º ao 9º) estão recebendo formação para utilizar os recursos. A capacitação tem como objetivo torná-los multiplicadores da informação e acontece até sexta (22), no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE).

A plataforma possui um conjunto de ferramentas didáticas do Google G Suite, um pacote de recursos para serem utilizados dentro e fora da sala de aula, como o Google Classroom, uma sala virtual na qual o professor pode criar grupos, aulas, compartilhar, organizar tarefas com os estudantes e obter os resultados em tempo real.

Segundo o formador Danilo Elias, o Google for Education apresenta a transição do ensino tradicional para um modelo atual que, com recursos tecnológicos melhora os índices da educação municipal. “O Google facilita o planejamento de aula do professor e tem como ideia principal oportunizar aos estudantes a criação de conteúdos e o compartilhamento entre os colegas, o que estimula a criatividade”.

Servidores da Prefeitura podem conseguir bolsa com 50% de desconto em faculdades

Além disso, as ferramentas do Google for Education serão utilizadas por meio dos Chromebooks – equipamentos semelhantes a notebooks com sistema Chrome OS – que permite a utilização dos principais recursos online e off-line.  Os dispositivos abrem novas portas para criatividade utilizando as ferramentas do Google de forma simples, segura e compartilhável entre professores e alunos. Monitores interativos também fazem parte das aquisições tecnológicas, o equipamento possui um computador acoplado, sistema touch screen e suporte móvel, podendo assim ser transportado para todas as salas de aula. Sua implantação nas escolas municipais proporcionará ao aluno o aprendizado em seu próprio ritmo e formará cidadãos digitais responsáveis.

O uso de recursos tecnológicos nas unidades escolares deixou de ser novidade e se tornou essencial para o cotidiano. Por meio do programa Aprendizado do Futuro, a Rede Municipal de Ensino foi abastecida com notebooks, kits com tablets e equipamentos de robótica para uso de professores e alunos. O uso da tecnologia resulta nas avaliações positivas que a educação municipal alcança todos os anos, observados na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que colocou o Município à frente de todas as cidades da Baixada Santista em 2018.  Os avanços também são obtidos por meio das aulas de robótica, projeto que revela talentos e caminha para sua 7º edição neste ano. O programa é realizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e alcança todos os anos do Ensino Fundamental.

O prefeito Marco Aurélio Gomes ressalta que a plataforma, que faz parte do Programa aprendizado do Futuro, ampliará os horizontes de professores e alunos que estarão cada vez mais conectados utilizando uma linguagem moderna, levando a interatividade dos smartphones para o ambiente escolar.

Para o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Douglas Luiz Rodrigues, a parceria com a Plataforma Google for Education indica não só um investimento no modelo de ensino, mas também um suporte necessário aos profissionais da educação. ”A parceria com a plataforma vem para agregar aos recursos que a Rede Municipal de Ensino oferece às unidades escolares. A partir da implantação, professores e alunos terão dois ambientes de estudo capazes de desenvolver habilidades, criar, compartilhar e o mais importante, aliar a tecnologia às ações pedagógicas, para que tenhamos cidadãos bem capacitados e responsáveis”, afirma.

Palavras-chave: , ,