Publicado em: 28/02/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:56

Audiência tornou público os números da Secretaria de Saúde

DADOS - Foram apresentadas despesas e ações realizadas durante o 3º quadrimestre do ano passado

Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por exemplo, realizou 260.989 procedimentos no período

A Secretaria Municipal de Saúde realizou mais uma prestação de contas por meio de Audiência Pública, nas dependências da Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira (28). Foram apresentadas receitas, despesas e ações realizadas por diversos setores da Saúde durante o 3º quadrimestre de 2018, que corresponde aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. O evento contou com munícipes e profissionais da Secretaria.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Confira as fotos

Audiência Pública da Saúde - Referente ao 3º quadrimestre de 2018

Dentre os diversos números de atendimentos explanados, destacou-se, por exemplo, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, que além de atender mais de 17 mil pessoas por mês no ano passado, realizou 260.989 procedimentos no período do último quadrimestre, número que declara 17.931 atendimentos a mais do que o que foi realizado no quadrimestre anterior. Além disso, foi abordado também o número de faltas em consultas e exames fora do Município.

Nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) de Praia Grande e Santos, e no Hospital Guilherme Álvaro, somados, 712 pacientes de Itanhaém faltaram às consultas e 603 deixaram de comparecer nestes locais para fazer exames. O último apontamento é declarado de um total 2.387 exames agendados, ou seja, em 25% dos agendamentos nas referências fora do Município ocorreu a ausência do paciente, o que pode resultar na diminuição das vagas ofertadas.

O trabalho do departamento de Vigilância em Saúde também foi apresentado por meio dos números, que no segundo quadrimestre visitou 12.596 casas no combate a arboviroses. O munícipe pode colaborar no combate e nas estatísticas autorizando a entrada do agente na residência; e ainda, o total de chamadas feitas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que resultou em 70.763 chamadas.

O dado quantifica 26.849 chamadas a mais do que no 2º quadrimestre do mesmo ano. Saiba em quais situações acionar o serviço. Quanto ao Laboratório Municipal foram realizados 121.120 procedimentos, como bioquímica, hormônios, sorologia, urinálise e hematologia; enquanto o Programa de Saúde Bucal fez 26.581 procedimentos. Destes, 1.582 eram consultas de emergência.

Da saúde não se tira folga: campanha de prevenção às ISTs acontece no Carnaval
Últimos dias: abertas as inscrições para cadastro e recadastro do passe escolar

Tais eventos são abertos para toda a população, onde são apresentados não somente os relatórios da quantidade de procedimentos realizados nos estabelecimentos públicos, mas também as contas públicas da Secretaria de Saúde. Além do mais, são abordados quais são os investimentos feitos em obras, reformas, aquisição de materiais e insumos. A audiência é prevista pela Lei Federal Complementar Nº 141, de 13 de janeiro de 2012.

As últimas audiências, referentes ao primeiro e segundo quadrimestre do ano passado, foram realizadas em maio e setembro do mesmo, respectivamente.

Palavras-chave: , , ,