Publicado em: 28/02/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:56

Itanhaém tem esquema de segurança no Carnaval; trânsito será alterado

ESPECIAL - Ação reúne todo o efetivo da Guarda Civil Municipal, do departamento de Trânsito e da Polícia Militar

Objetivo é manter os profissionais em locais estratégicos para que a ordem seja mantida

Para o Carnaval, Itanhaém tem a expectativa de receber cerca de 250 mil turistas. E a fim de garantir mais segurança à população, a Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal preparou um esquema especial que reúne todo o efetivo da Guarda Civil Municipal, do departamento de Trânsito e da Polícia Militar para a “Operação Carnaval”. O objetivo é manter os profissionais em locais estratégicos para que a ordem seja mantida. De acordo com os blocos, haverá interdição de vias.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Confira as fotos

Reunião do GGIM - Carnaval em pauta

“Estamos nos preparando e traçando estratégias em parceria com as forças policiais para garantir, da melhor maneira possível, a segurança dos munícipes e turistas em Itanhaém”, destaca o secretário de Trânsito e Segurança Municipal, Milton Saldiba Passareli de Campos Júnior. Além do reforço de 32 homens, a população estará protegida também pelos profissionais do próprio Batalhão de Itanhaém. E não para por aí: haverá segurança até debaixo d’água, pois o Corpo de Bombeiros conta com o trabalho de 100 salva-vidas.

Órgãos traçam estratégias de segurança para o Carnaval e o combate ao transporte irregular
Trânsito está atento a veículos em faixa de areia; ação gera multa e apreensão
Operação Desembarque Seguro garante segurança a estudantes na volta às aulas

O departamento de Trânsito também providenciou mudanças que visam o bem-estar da população. Uma das delas é a alteração do horário de funcionamento dos semáforos – eles estarão ligados 24 horas por dia. Além disso, as ruas das quais passarão os blocos carnavalescos terão o trânsito diferente do costume, bem como todas terão acompanhamento do departamento de Trânsito. A Orla do Centro terá seu fechamento parcial a partir das 12 horas, e a Boca da Barra também será interditada às 12 horas, todos os dias do Carnaval.

Na sexta-feira (1º), o trio ficará na rua lateral ao Bar do Levy (Rua São Pedro e São Paulo, no Jardim América), por isso será interditada até a saída do trio. Já no sábado (2), o bairro Gaivota terá o trânsito alterado até a Avenida Gov. Mário Covas Júnior. No domingo (3), um trecho da Avenida Tamôios estará interditado, da Av. Sorocabana até a Rua Xangu, do Balneário Tupy. E de novo na Av. Gov. Mário Covas Júnior, no Gaivota. Já o bloco do Suarão será acompanhado pelo departamento de Trânsito para se deslocar da Rua Raul Pinto, travessa Rogê Ferreira.

REFORÇOS

Um equipamento que pode ser empregado em pequenos distúrbios, na defesa pessoal do agente e na dispersão de pequenos tumultos. Estes são os espargidores, produtos que a Guarda Civil Municipal (GCM) recebeu por meio da Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal no início desta semana.

Os espirgadores têm em sua composição princípios naturais e não químicos que detêm a aglomeração de pessoas e as “marcam”, já que o produto tem a cor verde. “A maior importância do equipamento é sua utilização no uso progressivo da força, ou seja, dependendo da ocorrência, torna-se um degrau a mais antes do emprego da arma de fogo”, destaca o comandante da GCM, Antonio Carlos da Silva. A equipe recebeu nove tubos do produto, com 640g cada um.

Palavras-chave: , , ,