Serviços
acessibilidade



Publicado em: 08/03/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:56
[email protected]

Dia Internacional da Mulher tem ação especial nas USFs de Itanhaém

HOMENAGEM - Cada USF possui sua própria programação, mas em todas aconteceram atividades especiais para ao público feminino



Essas ações complementam as atividades que são realizadas durante o ano todo

Compartilhar:

Durante todo o expediente da última sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, as Unidades de Saúde da Família (USFs) celebraram a data com ações voltadas ao cuidado e estética, bem-estar e saúde da mulher. Em todas as Unidades foram desenvolvidas diversas atividades, entre elas, exames preventivos, como a coleta do papanicolau; além de privilegiar o atendimento à mulher em todos os demais serviços.

 Confira as fotos

Todas as USFs realizam atendimento especial no Dia da Mulher

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Dependendo da localização, o público também pôde participar de palestras de orientações sobre a saúde feminina e diversas atividades físicas, como treinamento funcional e hack. Este é o caso da USF Savoy, que oferece eletrocardiograma, e na parte estética, design de sobrancelha. “Este momento da mulher de se cuidar serve para relembrar a luta pelos direitos iguais”, afirma Michelle Gomes de Godoy Pereira, supervisora de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Unidade.

“Atualmente, as mulheres acabam exercendo as mesmas funções que os homens, e, em alguns casos, até mais”, completa a supervisora de ACS. Já na USF Suarão, por exemplo, além do preventivo, estão sendo ofertados os serviços estéticos de corte de cabelo, depilação e design de sobrancelha. Vale ressaltar mais uma vez que cada USF realizou sua própria programação, mas em todas ocorreram atividades especiais para a mulher.

Leia mais:
Fundo Social tem programação especial para Dia Internacional da Mulher 
Saiba como proceder quanto à diarreia por meio deste conteúdo informativo

Ações como esta complementam as atividades que são realizadas durante o ano todo. A coleta do papanicolau, por exemplo, é sempre aberta para toda a população. Não é necessário agendar e é livre demanda. “Vale o alerta às mulheres quanto ao cuidado com a própria saúde e o reforço sobre a prevenção é o melhor remédio, por isso o incentivo à participação do público feminino em tais ações que promovem a saúde e o bem-estar do corpo”, declara o secretário de Saúde, Dr.Fábio Crivellari.

PREVENTIVO PAPANICOLAU

É um exame simples e rápido que colhe células do colo do útero para análise em laboratório – seu principal objetivo é prevenir contra o câncer de colo de útero. Ele tem esse nome por causa de seu inventor, o médico romeno Georgios Papanicolaou, que criou o método no início do século.

O exame serve principalmente para encontrar cedo lesões ou alterações do tecido uterino que indiquem a presença do HPV – vírus que infecta a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões precursoras de câncer – responsável por praticamente todos os casos de câncer de colo de útero. Mas o papanicolau também detecta algumas infecções sexualmente transmissíveis, como a candidíase.

Segundo o Ministério da Saúde, toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.


Palavras-chave: , , ,