Serviços
acessibilidade



Publicado em: 28/03/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:55
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br

Escolas do Município recebem psicóloga para falar sobre bullying

CONSCIENTIZAÇÃO - Sob o tema “Bullying, o mal do século”, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social promove palestra nas unidades escolares



Nesta sexta-feira (29), as palestras continuam e vão ocorrer na EM Harry Forssell e na ETEC de Itanhaém

Compartilhar:

Distinguir o que é uma brincadeira e saber parar quando um ato que machuca o próximo vai da empatia para a transformação da sociedade. A fim de conscientizar crianças e adolescentes, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social está realizando palestras nas escolas do Município com o tema “Bullying, o mal do século”, ministrado pela psicóloga Renata Persike Serrano.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

O bullying é a prática da violência física ou psicológica executada de maneira intencional e repetida por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia na vítima. As consequências resultam em danos que prejudicam na socialização, construção do processo de aprendizado, dentre outros aspectos. A agressão acontece não só na escola como pode ser realizada no ambiente de trabalho ou na rua.

A psicóloga Renata Persike Serrano explica que o intuito é esclarecer para os alunos o que de fato é o bullying. “Saber distinguir uma brincadeira de um problema isolado quando caracterizado bullying é importante para conscientizar o jovem sobre o quanto isso pode fazer mal para a vítima. Trabalhar a empatia e fazer o exercício de se colocar no lugar do outro é a melhor forma de prevenção”.

Leia mais
Fruto da campanha “Olha esse lacre!”: Fundo Social doa cadeira de rodas à entidade social
Além dos traços: Centro de Reabilitação zela pela saúde das crianças com Síndrome de Down

Nas escolas, denúncias anônimas de bullying podem ser feitas a qualquer momento, o que contribui para que o ambiente possa acolher o jovem e ajudar a lidar com a situação. Renata lembra que o bullying sempre existiu e se adaptou a uma nomenclatura vinda de um estudo que passou a ser mais frequente a partir de 1999, depois do massacre que ocorreu em Columbine, nos Estados Unidos.

Nesta sexta-feira (29), as palestras continuam e vão ocorrer na EM Harry Forssell e na ETEC de Itanhaém. Na próxima semana, a iniciativa acontecerá na EE Rosélia Braga Xavier, na EM Walter Arduini, na EM Profª Maria Cristina Macedo Gomes e na EM Profª Dalva Dati Ruivo.


Palavras-chave: , , , ,