Serviços
acessibilidade



Publicado em: 24/04/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:51
[email protected]

Programa Pontos MIS traz palestras com enfoque para o cinema nacional

CULTURA - O evento acontecerá neste sábado (27) e também no dia 4 de maio, das das 15 às 18 horas



As inscrições e as palestras acontecerão no Espaço Gabinete de Leitura José Rosendo, localizado na Praça Carlos Botelho, 149, no Centro Histórico

Compartilhar:

Os amantes do cinema não poderão perder as palestras que o Programa Pontos MIS, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, oferecerá neste sábado (27) e no dia 4 de maio, das 15 às 18 horas, no Espaço Gabinete de Leitura José Rosendo, localizado na Praça Carlos Botelho, 149, no Centro Histórico. Os convidados são Leandro Afonso, com a temática ‘Uma Introdução as Chanchadas’, e Bruno Cucio, que discutirá ‘Transformações da Retomada – O Cinema da Retomada aos Dias de Hoje’.

 Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

A palestra de Leandro Afonso intitulada ‘Uma introdução as Chanchadas’ tem como missão fazer um breve apanhado histórico do período em que o cinema brasileiro, ancorado principalmente na comédia e no musical, aproximou-se mais da indústria. O gênero brasileiro conhecido como chanchadas teve seu auge entre as décadas de 1930 e 1950, período importante para alguns dos maiores nomes do cinema nacional. Deste modo, a palestra busca mostrar, analisar e discutir trechos de longas-metragens que representam as chanchadas e, simultaneamente, trazem qualidade e sofisticação à produção.

Leia mais
Final de semana cultural: palco móvel do EmCena Brasil terá várias atrações

No primeiro sábado de maio (4) será a vez de Bruno Cucio, que palestrará sobre ‘Transformações da Retomada – O Cinema da Retomada aos Dias de Hoje’. O objetivo é promover a discussão sobre o cinema nacional, a partir dos anos 90, explorando as inovações estéticas que os cineastas encontraram no período da retomada do cinema brasileiro até a atualidade e as transformações no contexto sócio-político cultural.

Para se inscrever, o interessado deverá comparecer ao Espaço Gabinete de Leitura José Rosendo, localizado na Praça Carlos Botelho, 149, no Centro Histórico, de segunda a sexta, das 9 às 16h30. Quem não puder comparecer pessoalmente para a inscrição, poderá realizá-la pelo telefone 3427-7981. A classificação do filme que será apresentado neste sábado (27) é destinada ao público com idade superior a 14 anos. Já no dia 4, o público-alvo será pessoas com idade acima de 16 anos.


Palavras-chave: , , ,