Publicado em: 08/05/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:51

Decisivo para solucionar ocorrências, COI ajuda no esclarecimento de crimes

CENTRO DE INTELIGÊNCIA - Em janeiro de 2018 até maio deste ano, os equipamentos ajudaram na solução de 12.852 casos de ameaça à população

O investimento em câmeras de monitoramento é a aposta da Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal para ajudar na solução de ocorrências na Cidade

Integrar, coordenar informações de segurança e auxiliar as forças policiais. O investimento em câmeras de monitoramento é a aposta da Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal para ajudar a solucionar ocorrências na Cidade. Em janeiro de 2018 até 6 de maio deste ano, os equipamentos do Centro de Operação e Inteligência, que compõem as ações do programa Cidade Segura, contribuíram para o esclarecimento de 12.852 casos de ameaça à população. Este número gera uma boa perspectiva quando se fala em segurança, pois em comparação aos números de 2017, onde foram registradas 17.065 ocorrências, há uma diferença de 4.213 casos.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagramno Facebook e no Twitter

O COI é um importante equipamento da Administração Municipal, pois auxilia no policiamento preventivo, usado como flagrante de delitos e na reconstituição dos passos do suspeito. Casos como acidente de trânsito com vítima, tentativa de furto, apoio a Justiça e/ou Ministério Público, arrombamento, ameaça, apoio à Polícia Civil, uso ou porte de entorpecentes, escolta, entre outros, fazem parte das ocorrências.

Itanhaém dribla desafios: operações visam proteger população
Mais de 5 mil lâmpadas foram substituídas no ano passado

Ao todo, 61 equipamentos estão distribuídos em pontos estratégicos da Cidade, sendo que 14 deles são do modelo OCR (que realizam a leitura de placas de automotores e identificam veículos roubados), oito são da tecnologia speed dome, que permite a filmagem de locais amplos, com rotação de até 360º. As demais são modelos fixos, que além de prestarem respaldo às de 360º, também oferecem maior precisão nos registros.

Para um efetivo desempenho das operações de monitoramento, a Guarda Civil Municipal trabalha em conjunto com os agentes de trânsito em um trabalho contínuo de 24 horas, onde permanecem em constante comunicação para abordarem e/ou intervirem nas mais diversas ocorrências que possa haver. Eles mantêm constante comunicação com as polícias Civil e Militar para rápida resolução de ocorrências.

A sede do COI está instalada no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), na Avenida Condessa de Vimieiros, 1.131, Centro. O telefone para contato é (13) 3421-1700.

Palavras-chave: , , , ,